Estratégia SEO – Sabia que 93% de todas as experiências online começam através de um motor de busca?
Trocando por miúdos, significa que se o seu website não estiver otimizado para estes motores, está a perder uma grande fatia de potenciais clientes.
Ter, apenas, uma estratégia de SEO não é suficiente. Precisa garantir que essa estratégia está a funcionar e a proporcionar um bom retorno sobre o investimento (ROI).
Felizmente, existem muitas formas de melhorar o ROI de uma estratégia de SEO.
De acordo com estudos recentes, as empresas que investem em SEO têm 53% mais possibilidades de obter um ROI mais alto do que aquelas que não investem.
Isso destaca a importância de ter uma estratégia de SEO eficaz em curso. Neste artigo, vamos explorar cinco formas de melhorar drasticamente o ROI de uma estratégia de SEO. Seguindo estas dicas, poderá ver uma melhoria significativa nas classificações dos mecanismos de busca, tráfego e, em última análise, money.
Estratégia SEO | 5 Dicas
Mantenha-se Atento às Tendências
As tendências sazonais podem impactar significativamente as páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs) e o volume de pesquisa. Por isso, é essencial planear a estratégia de conteúdo à volta das tendências para continuar relevante e ter um engagement com o seu público-alvo de forma eficaz. Por exemplo, se tem uma empresa de viagens, precisa considerar os períodos de viagens de pico ao planear o conteúdo.
Ao manter-se atualizado sobre as tendências, pode garantir que a estratégia de SEO está alinhada com a intenção de pesquisa do público.
Identifique Oportunidades Fáceis
As oportunidades fáceis referem-se a oportunidades que exigem menos esforço para serem alcançadas e oferecem altos retornos de valor. No SEO, as oportunidades fáceis podem incluir a otimização de conteúdo existente, a melhoria da velocidade de carregamento da página ou a correção de problemas técnicos de SEO. Priorizando esforços com base no valor, pode alcançar rápidas melhorias e garantir que está a usar recursos de forma eficaz. Por exemplo, ao identificar e corrigir problemas técnicos de SEO, pode melhorar a rastreabilidade e a indexação do website, o que leva a melhores classificações e mais tráfego.
Compreenda a Intenção do seu Público
É importante lembrar que para criar conteúdo que vá de encontro às necessidades da sua audiência, é necessário realizar uma pesquisa prévia para identificar as perguntas e dúvidas mais frequentes relacionadas ao seu nicho de mercado. Além disso, é preciso utilizar uma linguagem clara e objetiva para tornar o seu conteúdo acessível e facilmente compreendido pelo público-alvo. Ao seguir essas dicas, pode criar um conteúdo relevante e útil, que irá atrair e fidelizar o seu público-alvo, gerando resultados positivos para o seu negócio e para a sua Estratégia SEO.
Share of Voice vs os seus Concorrentes
A Participação de Voz (Share of Voice) refere-se à % de impressões de pesquisa orgânica que o seu website recebe em comparação com os seus concorrentes. É uma métrica essencial para rastrear a eficácia de sua estratégia de SEO e entender a visibilidade da sua marca nos resultados de pesquisa. Desta forma, pode identificar lacunas e oportunidades de melhoria. Por exemplo, se a sua SOV for baixa em comparação aos seus concorrentes, pode ser necessário investir mais na sua estratégia de SEO para melhorar a visibilidade e atrair mais tráfego.
Otimize a SERP
A SERP é a lista resultados das pesquisas feitas na Internet. É também chamada de Search Engine Results Page ou apenas página de resultados dos motores de busca.
É uma forma de conhecer a concorrência e as suas estratégias, e, claro, criar respostas mais eficientes às suas ações, considerando, por exemplo, investir nos anúncios ou featured snippets.
Estratégias SEO para colocar já em prática com o pensamento na SERP:
- Otimize os URL’s do seu website (simples e direto para que os motores de busca compreendam o seu conteúdo);
- Meta descriptions com a palavra-chave e resumo do conteúdo;
- Estratégia de palavras-chave bem definida;
- Adaptabilidade do conteúdo e websites para diferentes dispositivos;
- Experiência do Utilizador sempre na sua memória;
- Estratégias de link building;
Tudo isto lhe parece chinês? Não se preocupe que podemos ajudar. Fale connosco e peça uma auditoria ao seu negócio digital.