O fim dos cookies da Google é uma mudança significativa para a indústria da publicidade e do marketing. Os cookies são uma ferramenta essencial para os anunciantes, pois lhes permitem segmentar os seus anúncios com base nos interesses e comportamento dos utilizadores. Sem cookies, os anunciantes vão ter mais dificuldade em atingir os seus públicos-alvo e medir o impacto dos seus anúncios.
Nota: Para já, a Google vai testar a medida junto de 1% de utilizadores aleatórios do Chrome.
No entanto, se pensa que 1% pode não o atingir recordemos que o Chrome tem cerca de 3,2 mil milhões de utilizadores. 32 milhões de pessoas devem ver, junto do endereço do site, o ícone de um olho que representa a proteção do rasteamento (Tracking Protection).
Impactos do fim dos cookies da Google
Os potenciais impactos do fim dos cookies da Google incluem:
- Dificuldades na segmentação do publico-alvo: Sem cookies, as empresas vão ter mais dificuldade em identificar os interesses e comportamentos dos utilizadores (Mais difícil para exibir anúncios relevantes para as pessoas certas).
- Dificuldades na medição do impacto dos anúncios: mais dificuldade em medir o impacto dos anúncios. Tornará mais complicado a avaliação do sucesso das campanhas.
- Aumento do investimento de publicidade: Novas tecnologias para substituir os cookies que levará ao aumento dos custos da publicidade.
Como se adaptar à nova era da Google
- Foco na criação de conteúdo de alta qualidade: O conteúdo de alta qualidade é mais provável de ser partilhado e atrair utilizadores, mesmo que não esteja segmentado em anúncios.
- Construa relacionamentos com os clientes: Os clientes que confiam numa marca são mais propensos a responder aos seus anúncios, mesmo que não sejam personalizados.
- Trabalhe o Orgânico com a Samsys: Equipas capazes de trabalhar todas as áreas do marketing de uma estratégia 360 (SEO, Gestão de Redes Sociais, Email Marketing e Automation, vídeo e fotografia).
Existem medidas que pode tomar para se adaptar a esta mudança. Com a ajuda de uma agência de comunicação e marketing experiente, pode continuar a alcançar os seus objetivos de marketing, mesmo sem cookies.