Case Study Swissgarde - Plataforma Interna - Samsys

Case Study - Swissgarde

Plataforma Interna

Desenvolvimento Intranet

SwissGarde

A Equipa de Design de Produto e Desenvolvimento Samsys teve o desafio de criar uma plataforma intranet de apoio ao processo comercial e operacional da Swissgarde – empresa especialista no tratamento sensível de repatriamento de defuntos e toda a burocracia/processos associados.

A Swissgarde, empresa especialista na área, contactou a Samsys para o desenho de uma solução interna capaz de reduzir os processos burocráticos para a sua equipa e assim providenciar um serviço rápido e eficaz para os seus colaboradores e clientes.

Detalhes

Cliente

Local

Abordagem

Projeto

projeto swissgarde

Desafio

A comunidade portuguesa na Suíça é bastante numerosa e, em parte, já com idade avançada. Mantém ainda um vínculo muito grande com o país de origem – Portugal, e em situações de falecimento, o mais natural é quererem ser sepultadas na sua localidade de origem.

O repatriamento nestas situações é um processo bastante sensível para os familiares, complicado e moroso. Implica várias burocracias e despesas que, para quem não tem conhecimento de causa, pode ser uma dor de cabeça.

Solução

A Swissgarde, pretendia uma solução capaz de providenciar uma interface simples, fácil e de rápido acesso aos seus colaboradores. Uma Intranet de apoio ao seu processo comercial e operacional.

Pretende-se que a equipa administrativa consiga acompanhar e gerir digitalmente os diferentes processos em curso com uma plataforma capaz de ser responsiva em web e mobile.

Benchmarketing

Estudo de Mercado

Foi realizado um estudo e posterior dossier para o desenho da solução, com dados relativos ao público-alvo, concorrentes e expectativa. Por motivos de confidencialidade foram mantidos fora da apresentação do estudo-caso.

Cenários de Utilizadores

Na solução requisitada foram evidênciados 3 tipos de utilizadores, sendo que duas categorias de utilizadores teriam as mesmas ações e permissões na plataforma – Gestor da Aplicação, Agente e Administrativo(a).

Utilizadores

Carla Lopes

Vitor Sousa – 4next Conseils

Joana Faria

Carla Lopes

Gestor Aplicação

Carla Lopes- Gestor da aplicação, deverá ter a possibilidade de utilizar todas as funcionalidades da aplicação. Na fase inicial do negócio é ela que vai utilizar todas as funcionalidades da aplicação, mas, a longo prazo, poderá ter um papel mais de gestor e acompanhamento.

Utilizará mais o desktop (95%) ou tablet para utilizar a aplicação. Irá utilizá-la nos diferentes cenários e assumindo as características das outras personas (Agente, Administrativo).  Faixa etária: 30-40

Vitor Sousa - 4next Conseils

Agente

Vitor Sousa é o responsável, na sua empresa, pelo contacto com a Swissgarde, ou seja, os clientes finais da Swissgarde já são clientes do Vitor Sousa. Assume-se como alguém que terá bons conhecimentos na comunidade emigrante portuguesa e que assim irá angariar novos clientes.

Usa a aplicação porque é a única forma de realizar o seu trabalho de forma eficaz. O seu foco é preencher o mínimo de informação possível na aplicação para posteriormente poder imprimir o contrato e iniciar o processo, bem como acompanhar contratos que possam estar a expirar.  Faixa Etária: 40-50

Joana Faria

Administrativa

A Joana assume-se como o braço direito de Rui Lopes e será ela que irá tratar da vertente administrativa associada a todo este processo, que numa primeira fase será realizada por Rui.


Este trabalho consiste tipicamente em garantir que todas as burocracias de cada contrato foram resolvidas e que o mesmo pode ser aceite.  Já tem experiência na utilização de tecnologias de informação e irá usar a aplicação num desktop.  Faixa Etária: 30-40

Design System

Design System

Discovery

Para o desenvolvimento de um sistema global e complexo, conhecer a SwissGarde e quais são os valores que estão envolvidos e as pessoas que fazem parte dentro dessa organização foi fulcral.  Depois de absorver e ouvir, stakeholders e utilizadores, em equipa reunimos a informação necessária para construção dos pilares (princípios) do design system.

Design & Desenvolvimento

Fase de alinhamento entre a visão da equipa de desenho de produto – sketch, wireframes e prototipagem, e a equipa de desenvolvimento web.

Documentação

Após a definição do design system, fez parte a criação de documentação acessível à equipa web para consulta. Desta forma, é garantido que todo o desenvolvimento segue uma linha constante ao longo de todos os processos.

Palete de cores

Projeto Swissgarde - cor

Tipografia

Poppins

Aa
Design System - Typography

Elementos

Estrutura em Grelha

Estrutura em grelha Mobile e Web

Quer a aplicação mobile e web foram edificadas recorrendo a uma estrutura em Grid. Projeção de sistemas em grid/grade ajudam na criação de layouts e exibição do conteúdo.

O Sistema Grid serve como uma estrutura na qual os designers de produto da Samsys podem organizar elementos gráficos de maneira racional e fácil para posteriormente ser implementados pela equipa de desenvolvimento de produto.

Navegação Interface

SwissGarde Interação

Principais Requisitos

Interface

Design System – Interface

"Uma equipa dedicada, responsável, atenta e que trabalha em proximidade com o cliente.
A Samsys permitiu que a Swissgarde se focasse mais no cliente do que nos processos mais burocráticos.
Uma plataforma que permitiu otimizar os processos internos da Empresa
Estou super contente com o resultado final, com o profissionalismo, com todo o acompanhamento prestado em todas as etapas do desenvolvimento do projeto."

Resultado

O resultado foi uma aplicação interna web e mobile com uma experiência e interface capaz de ultimar os processos mais burocráticos da Swissgarde e permitir a otimização de recursos existentes. Um trabalho que englobou as equipas de Design de Produto e Desenvolvimento de Produto da Samsys.