O design de experiência (UX, na sigla em inglês) é fundamental na construção de um website institucional e de e-commerce. O UX influencia diretamente a satisfação e a fidelidade do utilizador, além de ser determinante para o sucesso do próprio website.
A Experiência do Utilizador (UX) no seu Website
A primeira impressão é crucial. O design UX deve garantir que o website é fácil de navegar, de compreender e de utilizar. Isso inclui a segmentação clara dos produtos, a facilidade de pesquisa e a simplicidade na finalização da compra. Além disso, a experiência de utilizador inclui a rapidez do site, a segurança dos dados pessoais e a qualidade da exibição em diferentes dispositivos.
O design de UX é importante para a conversão de vendas. Quando o utilizador tem uma boa experiência no website, é mais propenso a comprar. Além disso, o design de UX ajuda a resolver dúvidas e problemas, como ajuda com pagamentos e envios.
Indicadores de experiência na página
Google Page Experience
O Google criou um documento detalhado sobre os critérios de uma boa experiência do utilizador nas páginas web. Por outras palavras, métricas utilizadas para descobrir como uma determinada página web se comporta quando recebe visitas.
O seu website cumpre com os requisitos?
- É compatível com dispositivos móveis?
- Qual a velocidade de carregamento da página?
- Segue o protocolo HTTPS?
- Existem anúncios intrusivos na página?
- Como se comporta o conteúdo enquanto a página está a ser carregada?
O design de UX é fundamental na construção de um website de e-commerce porque influencia diretamente a satisfação e a fidelidade do utilizador, é crucial para a conversão de vendas e ajuda a aumentar a lealdade à marca.
7 Dicas para transformar a experiência do utilizador no seu website
- Use uma fonte com leitura: Escolha uma fonte que seja clara e de fácil leitura para todos os tipos de utilizadores.
- Cores de contraste: Certifique-se de que as cores escolhidas para o website tenham contraste suficiente para ser legível para pessoas com dificuldades de visão.
- Descrições detalhadas de produtos: Forneça descrições detalhadas dos produtos, incluindo as características e especificações. Desta forma, estará a apoiar uma web mais inclusiva para os utilizadores com deficiência visual.
- Navegação clara: Certifique-se de que a navegação do website é clara e intuitiva, com botões bem identificáveis e menus fáceis de utilizar.
- Design responsivo: Certifique-se de que o website se adapta a diferentes tamanhos de ecrã e dispositivos, para garantir a acessibilidade para todos os utilizadores.
- Ajuda para preenchimento de formulários: Forneça dicas e ajuda para o preenchimento de formulários, para ajudar os usuários com dificuldades de aprendizagem ou linguística.
- Teste de acessibilidade: Realize testes de acessibilidade frequentes para garantir que o website está a funcionar corretamente para todos os grupos de utilizadores.
Como se preparar?
A equipa de Comunicação e Marketing a par com a equipa de Desenvolvimento Web da Samsys colaboram junto dos seus clientes para levar a melhor experiência possível de navegação ao utilizador e preparados para as mudanças.
Como é o nosso Processo de Criação focado na Experiência do Utilizador (UX)?
Temos em conta a projeção de experiências do utilizador. Uma visão mais além do que a simples prototipagem do website. A criação de memórias e storytelling é fundamental para cativar o seu cliente.
Vamos melhorar o seu Website?
Fale connosco, para, juntos, realizarmos uma auditoria ao seu atual sitio web ou elaboração de um plano para a implementação de um novo website institucional, e-commerce e desenvolvimento à medida.