Computação de Alto Desempenho: Cluster de Alta disponibilidade

17 de Outubro de 2018
Alguma vez se cruzou com o termo computação de alto desempenho? Pois é precisamente sobre isso que hoje lhe vimos falar. O que o permite é uma tecnologia que transforma a eficiência de vários computadores e que funciona como se se tratasse apenas de uma máquina! Sim, é possível e tem o nome de cluster. Vai perceber neste artigo o que é computação em cluster e a importância de um cluster de alta disponibilidade. O que é cluster e como funciona? Cluster, ou clustering, é um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem em simultâneo, com o objetivo de processar uma tarefa. Assim, de forma conjunta, estas máquinas dividem e processam as atividades e executam este trabalho de maneira simultânea. O que é cluster de alta disponibilidade? Cluster de alta disponibilidade consiste num sistema informático altamente eficiente, que funciona 99,99% das vezes, garantindo que não existem falhas de serviço. Minimiza ao máximo a perda/quebra de serviço, seja devido a hardware, software ou passagem de energia. Cada computador que faz parte do cluster é denominado por nó. Os nós do cluster devem ser interconectados, preferencialmente, por uma tecnologia de rede conhecida, para fins de manutenção e controle de custos, como a Ethernet. Por vezes, a substituição de um computador que apresenta problemas pode fazer parar todo o sistema, pelo que é muito importante implementar uma solução que confira a possibilidade de inclusão ou remoção de nós com o cluster em funcionamento. Imagine a sua empresa parada um dia inteiro, por falha no sistema? Impensável o prejuízo que isso pode causar! Um cluster de alta disponibilidade é uma opção adequada para quem procura uma forma fácil e económica de ter sempre os sistemas a funcionar sem quebras, já que se pode recorrer inclusivamente a PCs de desenvolvimento mediano, diferentes entre si, para criar o cluster. A sua principal função é garantir funcionamento dos serviços no maior período de tempo possível, na medida em que existe continuidade do sistema. Uma equipa experiente e profissional O Departamento de Engenharia de Sistemas tem as responsabilidades da gestão, administração e desenvolvimento dos sistemas de informação e comunicação existentes na Samsys e nos seus clientes. Esta equipa é especialista a salvaguardar a sua empresa em situações de perigo de paragem dos seus sistemas e pode atuar preventivamente ou em situações mais delicadas, posteriores a eventuais desastres. Conheça >>> AQUI <<< a Equipa de Engenharia de Sistemas. Esta equipa de profissionais, com várias décadas de experiência, explica-lhe as principais vantagens de investir em soluções que garantem alta disponibilidade e mostra-lhe algumas soluções que poderá adquirir connosco, preenchendo o formulário abaixo. Vantagens da alta disponibilidade Garante a alta disponibilidade – quando um servidor está a ter problemas, o segundo equipamento assume o controlo; Os recursos podem ser adicionados – o cluster exige manutenção, pelo que se algum nó necessita de ser interrompido, outros servidores lidam com a sua carga, o que torna a manutenção mais fácil; Rapidez de processamento e acesso à informação. Pode ser útil tanto para base de dados como sistemas de partilha de

Aceitamos candidaturas para Estágios

12 de Setembro de 2018
Aceitamos candidaturas para Estágios. Aquela que foi considerada a 2ª empresa mais feliz de Portugal pela Revista EXAME, em junho de 2018 (ver artigo Revista Human | ver artigo Revista EXAME) está a aceitar estágios curriculares, com posterior possibilidade de integração em regime de estágio profissional IEFP. Grandes carreiras, muitas vezes, começam com grandes estágios Foi assim que começou a carreira profissional de 3 dos atuais líderes de equipa Técnica, de Suporte e de Comunicação: Flávio Pacheco, Nuno Barros e Marco Ribas, respetivamente. É um facto que continuamos a crescer e, depois de aumentarmos a equipa em 2017 em 17%, queremos que esta tendência de mantenha, dada a expressividade com que a empresa está a evoluir. Sabia que… A Samsys foi eleita uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal em 2017. Leia o artigo da Revista EXAME. Parcerias com Instituições de Ensino Escolas, Universidades – Licenciaturas/Mestrados Estamos disponíveis para aceitar parcerias para Estágios Curriculares com Instituições de Ensino de todo o país. De acordo com o Decreto-Lei nº 66/2011, que regula os estágios profissionais, a realização de estágio na Samsys é precedida da celebração de um contrato de estágio entre a nossa empresa e o estagiário (alínea 1, artigo 3º). Conheça abaixo as áreas para as quais aceitamos estagiários. Áreas de Estágio Na Samsys possuímos diversas áreas de atuação, como Consultoria de Gestão, Engenharia de Sistemas, Comunicação, Desenvolvimento, Assistência e Suporte. Além destas áreas, existem outras equipas que prestam um apoio fulcral para que a empresa funcione devidamente, designadamente nos Departamentos Administrativo e Financeiro, Comercial e Logístico. Fique a conhecer as áreas nas quais iremos integrar novos elementos sob regime de estágio: Sobre a Samsys Fundada em 1997, a Samsys é uma Consultora especializada no setor de Tecnologias de Informação, sediada no Porto e com filial em Lisboa. Focada no sucesso dos seus clientes, com uma metodologia de trabalho distinta, ao longo dos últimos 20 anos desenvolveu soluções globais, adequadas às necessidades e expectativas dos seus parceiros, pelo que atualmente possui dos mais completos portefólios dentro do setor. Foram várias as mudanças por que a empresa passou para chegar ao posicionamento que tem hoje, desde alterar o modelo de negócio de B2C para B2B, passar a ter não 1, 2 ou 3 pessoas com determinadas funções, mas sim uma empresa com perto de 60 colaboradores distribuídos por Departamentos devidamente estruturados, começar o negócio num quarto e hoje estar num escritório com 700m2 úteis, localizado em Ermesinde. Reconhecimentos O seu posicionamento tem resultado em vários reconhecimentos nacionais, designadamente como sendo PME Líder 10 anos consecutivos e PME Excelência 3 anos não consecutivos, tendo conquistado igualmente os reconhecimentos: Top 5 Heróis PME; 2º Lugar na Happiness Works; Top 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal; “Customers First”. Sobre Estágios Profissionais Após realização dos estágios curriculares, existe possibilidade de o aluno prolongar o seu estágio, caso exista manifestamente interesse de ambas as partes. Aos estágios profissionais podem candidatar-se pessoas singulares ou coletivas e as candidaturas são aprovadas tendo em conta vários critérios, até ao limite de vagas que estão em aberto. Os

PT 2020: Aposte hoje na Transformação Digital

11 de Setembro de 2018
Em que nível de transformação digital está a sua empresa? Conheça os benefícios de apostar nesta estratégia para a internacionalização e conte connosco para ajudar o seu negócio a crescer!   Enquanto Consultora na área de Tecnologias de Informação, com grande aposta em Comunicação e Desenvolvimento Web, a prática de incentivar as empresas a não descurarem a projeção do seu negócio no mercado é recorrente. Fazemos Consultoria incidindo o nosso foco na forma como as marcas apostam na presença da sua marca junto do seu público-alvo: a começar pela formulação de uma identidade corporativa, criação de um website, criação e gestão de redes sociais, implementação de uma plataforma de gestão de todo o negócio e de técnicas de internacionalização. Por onde deve começar a apostar na transformação digital? Quanto maior for a preocupação em criar uma estratégia digital de qualidade, maiores serão as probabilidades de chegar aos clientes que pretende alcançar. É importante que aposte num website atualizado, social media variado e recorrentemente ativo, marketing de conteúdo cuidado, video marketing de qualidade, publicidade online estratégica e fundamentada e ferramentas de produtividade que ajudem a gerir idealmente o tempo de trabalho. Em que é que a Samsys pode ajudar? Bom, em colocar tudo isto em prática! Ajudamos a:   Estabeleça prioridades e escolha a solução mais adequada, aproveite e aposte na Internacionalização e usufrua de oportunidades e incentivos do Programa de Sistema de Incentivos à Internacionalização. Sistema de Incentivos à Internacionalização Candidaturas até 31 de outubro de 2018 O Sistema de Incentivos à Internacionalização PME é direcionado para PME que já exportam, com vista a incrementar o volume de exportações por via da utilização de ferramentas de internacionalização assentes em estratégias sólidas e integradas de e-commerce e de transformação digital, valorizando em particular o comércio eletrónico. É considerada empresa exportadora a que tiver apresentado em 2017 uma intensidade de exportações mínima de 15% e um volume de negócios internacional superior a 20.000€. Objetivo da iniciativa Este Sistema tem como objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações, através do desenvolvimento e implementação de novos modelos empresariais e de processos de qualificação das PME para a internacionalização, valorizando o comércio electrónico como ferramenta de internacionalização. Para mais informações, entre em contacto connosco e saiba como o poderemos ajudar a desenvolver a sua marca e negócio! Preencha por favor o formulário que se segue com as suas questões:

Case Study | Centralização de dados com Sage na BStrong

3 de Setembro de 2018
Com o objetivo de ficar em cumprimento com o Regulamento Geral de Proteção de Dados e melhorar os procedimentos que permitem controlar o seu cumprimento, a EMOCIONSPORT/BStrong contou com a Samsys para implementação de um dos programas mais recentes da Sage, o Sage 50 Cloud Loja. Hoje tornou-se num Case Study que pode vir a ser replicado noutras empresas. Realizámos a Migração do Sage Retail para o Sage 50 Cloud Loja para 18 lojas e com esta tecnologia o negócio da EMOCIONSPORT tornou-se mais produtivo e cumpridor do RGPD. Sobre a EMOCIONSPORT/BStrong A BStrong prima pela diferença, pelo desafio e pela irreverência. Foi com este foco que, em 2013, nasceu a BStrong. A pensar nos sneakers addict e em todas as pessoas que são ousadas, determinadas e que não aceitam o “não” como resposta. Por causa disso, sabem que quando procuram, encontram na BStrong. Firmam parceria com as principais grandes marcas de calçado desportivo como a Nike, Adidas, New Balance, Converse, entre muitas outras e hoje em dia já contam com 14 lojas físicas, uma loja online e 4 marcas diferentes, como a BStrong Gold – marca exclusiva de sapatilhas premium – e a BStrong Kids – totalmente dedicada aos irreverentes de palmo e meio. Afirmam que todos os caminhos que traçam são de olhos postos no futuro e de sapatilhas bem assentes nos pés. Por isso, se o comum para ti também não é suficiente, só te resta uma coisa… BStrong, be different. Alguns Shoppings onde pode encontrar lojas BStrong: Norte – NorteShopping, ArrábidaShopping, GuimarãesShopping, Nova Arcada. Centro – Centro Vasco da Gama, CascaiShopping, LeiriaShopping. Sul – AlgarveShopping. Case Study | O Desafio da centralização da informação pessoal Cada vez mais, as empresas estão preocupadas com a segurança dos seus dados e com o respeito pela confidencialidade dos mesmos. O mais recente caso de sucesso da Samsys é fruto de um desafio que foi colocado após a obrigatoriedade do cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados, a 26 de maio de 2018: a Migração do Sage Retail para o Sage 50 Cloud Loja. Esse desafio consistiu em implementar uma tecnologia que permite a integração da faturação com o servidor online e garantir que, na prática, cada utilizador que dele necessita, em todos os computadores, tenha acesso à nova ferramenta.   Plataforma Tecnológica:  Sage 50 Cloud Loja Os maiores desafios para a Samsys Já foram vários os serviços de migração realizados pela Equipa Sage da Samsys, mas o que a experiência ensina é que não existem projetos de migração fáceis, cada trabalho exige conhecimento e habilidade para o realizar. Nesta implementação específica foi necessário: Executar a migração da aplicação no mínimo de tempo possível; Reestruturar a aplicação a nível de empresas e utilizadores (inserir as nomenclaturas das lojas e os nomes dos utilizadores do Sage 50 Cloud Loja); Garantir o acesso de cada utilizador aos computadores e configurar o posto definitivo; Verificar o funcionamento de impressão e etiquetagem e posterior instalação nos novos servidores. A implementação encontra-se finalizada, tendo demorado cerca de 3 meses a concretizar. Foi feita a configuração do modo offline da rede do Terminal Service: em caso de indisponibilidade de acesso ao servidor, o posto trabalha nesse

Oportunidades de Financiamento Portugal 2020 a decorrer

29 de Agosto de 2018
Somos uma empresa especializada em projectos e candidaturas a fundos nacionais e comunitários. Conte com a Samsys para o ajudar a realizar o que está ao alcance para melhorar e fazer evoluir o seu negócio.

Saiba tudo sobre o Livro de Reclamações Digital

17 de Agosto de 2018
O regime do livro de reclamações foi simplificado e com ele surgiu o livro de reclamações eletrónico, uma medida do programa SIMPLEX+ 2016, definido no Decreto-Lei n.º 74/2017. A primeira fase arrancou em 2017: o livro de reclamações digital está disponível nos prestadores de serviços públicos essenciais (eletricidade, gás natural, comunicações eletrónicas, serviços postais, água e resíduos). A partir de 1 de julho deste ano, estas regras beneficiam os consumidores de outros bens e serviços, já que foi alargado a todas as demais atividades económicas. A partir de 2 de julho de 2018 os operadores económicos devem registar-se na plataforma. Os passos a seguir são os seguintes: Entrar no portal através do link www.livroreclamacoes.pt e selecionar “Registar”. Preencher o formulário disponível. Identificar a ASAE (como entidade reguladora/fiscalizadora), selecionar o setor de atividade e submeter. Receberá no seu e-mail as credenciais de acesso: login e password. Aceder novamente à plataforma, inserir as credenciais e “entrar”, finalizando o processo de registo. Vantagens da plataforma Pretende-se modernizar e desmaterializar o livro de reclamações. Link de acesso: www.livroreclamacoes.pt 1. Resposta rápida Passa a ter o direito de receber uma resposta igualmente digital no prazo máximo de 15 dias úteis. 2. Acessibilidade da informação Nesta plataforma pode ainda pedir informações à entidade reguladora, consultar perguntas frequentes e a legislação em vigor. 3. Poupança No envio digital de reclamações – Os fornecedores de bens e os prestadores de serviços passam a poder enviar às entidades reguladoras por via eletrónica as folhas do livro de reclamações em papel. Ambiental – Será reduzido o número de cópias das folhas do livro de reclamações em papel, promovendo a utilização de plataformas eletrónicas. Na compra de livro de reclamações – Quando o fornecedor de bens ou prestador de serviços muda a sua atividade ou os seus códigos de atividade económica (CAE) se alteram, deixa de ser preciso comprar um novo livro de reclamações. 4. Agilizar procedimentos Os fornecedores de bens e os prestadores de serviços passam a ter de enviar às entidades reguladoras, com a folha da reclamação, os elementos relevantes para apreciação (por exemplo, um exemplar da mensagem publicitária quando a reclamação diga respeito a publicidade). 5. Obrigações Prestar ajuda – Passa a ser obrigatório que os fornecedores de bens e prestadores de serviços ajudem os consumidores e utentes a apresentar a reclamação sempre que estes tenham essa necessidade. Informação visível – Ter a informação sobre a existência do livro de reclamações visível, apesar de deixa de haver um modelo específico para o efeito. Sinta-se à vontade para deixar a sua opinião registada no sítio certo. Para qualquer dúvida ou se necessitar de ajuda para o fazer, contacte-nos! Basta preencher o formulário que se segue.

Conheça as nossas soluções de impressão para todo o tipo de negócio

8 de Agosto de 2018
Deixa de ser um dilema optar pela melhor solução de impressão na sua empresa! Comprar um Ferrari para andar na terra não pode ser opção, daí a importância de se informar antes de tomar uma decisão. A Samsys dá-lhe o aconselhamento de que precisa para fazer o investimento mais acertado do mercado para soluções de impressão adequadas ao seu tipo de negócio. Economize recursos com as melhores soluções Todos os negócios têm diferentes necessidades e os Consultores da Samsys têm experiência e conhecimento para identificarem o que melhor se adapta em cada situação. Somos parceiros das principais marcas, que se distinguem por serem  conceituadas, competentes e por possuírem uma oferta diversificada de equipamentos profissionais que vão de encontro de todo o tipo de necessidades, como a Xerox, a HP e a Brother. Melhorar a qualidade de impressão no seu escritório já não implica custos desnecessários, nem consiste num desperdício. Afinal, qualidade de impressão também é sinal de eficiência, concorda? Vasta gama de equipamentos Temos o equipamento ideal para a sua empresa, que irá garantir os melhores resultados, em todas as situações, sejam relacionadas com faturação, apresentação de projetos, propostas, notas de encomenda, dossiês de apresentação da empresa, entre muitos outros tipos de documentos. Opções rentáveis – As despesas diárias de impressão inerentes devem ser controladas e isso pode implicar a escolha de uma solução mais vantajosa e rentável a curto, médio ou longo prazo. Diversidade de suportes – As soluções de que dispomos têm uma relação preço-qualidade extremamente competitiva. Os equipamentos permitem a utilização de diversos suportes e variantes, como: Tipos de papel: comum, timbrado, alta gramagem, mate ou brilhante, couché e autocopiativo; Finalizadores para produto final: permite realizar cortes e margem de impressão reduzida, dobras, furos e agrafos; Impressão em grande quantidade de cores ou a preto; Aplicações atualizadas. Impressão em mobilidade – O acesso à impressão em mobilidade já não é novidade, mas já se atualizou? Já imprime através do seu smartphone? Utiliza regularmente o Microsoft SharePoint? Conheça as nossas soluções que permitem imprimir a partir de qualquer dispositivo móvel. Soluções para todos os tipos de negócio Conheça as opções genéricas e transversais a cada área de negócio que a Samsys aconselha, não só de hardware, como de software. Verifique abaixo as soluções que a Samsys recomenda, tendo em conta cada tipo de negócio. Para software, conte com o especializado de gestão de impressão: Software PrintAnyWay (passa a poder gerir quem imprime, quando e como, controlando custos e garantindo sempre a segurança dos seus documentos.). Contacte-nos através do formulário abaixo para aconselhamento personalizado. Para conseguir resultados de impressão como no seu ecrã, conheça a Xerox ColorQube, adequada para impressão a cores com elevado desempenho e ainda a Xerox Easy Translator, que realiza traduções até 35 idiomas. Acompanhamento permanente Tanto antes da aquisição dos novos equipamentos, como posteriormente, é feito um acompanhamento próximo dos clientes para garantir a total satisfação e funcionamento sem constrangimentos. Assistiu à nossa última Demonstração Xerox? Saiba mais sobre o Connectkey e o PrintAnyWay. Conheça as campanhas que temos em vigor! Caso pretenda aconselhamento gratuito,

Reembolso do IVA mais rápido para lojistas e turistas com a eTaxfree

1 de Agosto de 2018
Já conhece o novo sistema que encoraja os seus clientes a comprar mais? Conheça o eTaxFree! Milhares de pessoas já testaram este novo sistema digital nos aeroportos portugueses! Atualize o seu sistema de faturação, pois já é possível, de forma rápida, ágil e simplificada, reclamar e receber o IVA de compras eletronicamente. A ideia de criar a eTaxfree foi trazida do estrangeiro e foi revolucionária. O que muda com a eTaxFree? A eTaxfree consiste num sistema eletrónico criado para agilizar o processo de TaxFree e estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 19/2017, de 14 de fevereiro. Entrou em vigor no início de julho e estende-se a todos os passageiros que não pertençam à UE. O que muda é que, no momento da compra, os lojistas têm de comunicar de forma eletrónica e em tempo real com a Autoridade Tributária (AT), ao invés do tradicional formulário TaxFree em papel. A AT fará, por sua vez, uma pré-validação do TaxFree, também em tempo real (caso os dados estejam corretos e as condições sejam cumpridas), emitindo o respetivo QR CODE, que entregam de seguida ao viajante. Na prática, quando o seu cliente faz compras de valor (líquido de IVA) superior a 50 euros numa única fatura, em território nacional, tem direito a pedir a devolução do imposto do IVA presente na respetiva fatura. Mas a maior inovação está no facto de não ser necessário validar cada fatura individualmente, já que este processo é feito em equipamentos eletrónicos destinados ao efeito, colocados nos vários aeroportos nacionais: 8 em Lisboa, 6 no Porto e 20 espalhados pelo país. Estão abrangidos pelas novas regras todos os logistas que aderiram ao sistema TaxFree, que é adaptável ao seu sistema de faturação. A Samsys está à frente nas soluções de pagamento Apesar de o Diretor Geral da Global Blue Portugal, Renato Leite, ter referido que a eTaxfree obriga a alterações ao nível da faturação e disponibilidade por parte das empresas de software, a Samsys encontra-se a implementar esta solução em diversas lojas. Adapte o seu sistema de faturação e garanta capacidade de comunicar eletronicamente com a AT. O serviço TaxFree torna-se mais simples, ágil e atrativo para os seus clientes, pois acabaram as filas no aeroporto, o que os encoraja a comprar mais. Vantagens para os lojistas A comunicação direta com a AT torna o processo mais rápido do que preencher o formulário em papel. Além disso, se o comprador já tiver um Código de Registo válido (de uma compra TaxFree anterior, com menos de 3 meses), não precisa de registar os dados relevantes para a identificação. No momento de uma compra abrangida pelo TaxFree, o lojista deve comunicar à AT os seguintes dados: Identificação do viajante; Identificação das faturas; Quantidade, designação e valor dos bens; Valor do imposto e respetivas taxas a cobrar, caso não existisse isenção; Valor da caução; Valor do montante a restituir ao turista. Mas afinal, como funciona o Sistema eTaxfree para o seu cliente? Ao chegar ao aeroporto em Portugal, o turista não residente na UE deve associar o passaporte à primeira compra, passando-o num

Oferta de Emprego – Dep. Administrativo e Financeiro

5 de Julho de 2018
Em 2018 vamos...continuar a recrutar! A Samsys continua a crescer continuamente e por isso vemos necessidade de recrutar um novo ajudador para o Departamento Administrativo e Financeiro.

Neste Verão, deixe as tecnologias connosco!

4 de Julho de 2018
As férias são um momento de união, que queremos partilhar em família e que devemos aproveitar para fortalecer relações com quem mais sentido dá à nossa vida. Sejam idas à praia, piqueniques no campo, atividades à beira-rio, viagens turísticas, programas culturais ou qualquer outra atividade, o importante é divertir-se, aproveitar o sol e momentos em família e amigos, foram de casa. Concorda connosco? A nossa sugestão é que pelo caminho passe nas nossas instalações em Ermesinde com os seus equipamentos e deixe as tecnologias connosco, enquanto aproveita o verão! VIVA O VERÃO DA SUA VIDA! Em que podemos ajudar? Já imaginou o descanso de apostar numa atitude preventiva durante o verão e quando voltar tem tudo preparado para tirar melhor partido dos seus equipamentos? Já para não falar na poupança que essa proatividade pode representar, já que se previnem intervenções em que os equipamentos façam maior falta ou que tenha recursos mais limitados para o fazer. Além de tudo isto, é uma excelente altura para darmos seguimento a vários serviços que o poderão ajudar, assim como à sua empresa. Confira os serviços que prestamos e identifique aquele em que precisa de apoio.           Caso seja nosso cliente e pretenda apoio técnico, aceda a pat.samsys.pt, insira um PAT – Pedido de Assistência Técnica e daremos seguimento ao seu pedido o mais rapidamente possível. Para qualquer questão, pode contactar-nos através do formulário que se segue ou dos números: Geral: 224 853 110 Suporte: 224 853 115

Case Study | Rentabilizar Tempo com a PHC na Têxtil Cães de Pedra

3 de Julho de 2018
Foi assim reforçada a confiança que a Têxtil Cães de Pedra tinha depositada na equipa Samsys e que continua a contar com a nossa disponibilidade para lhes levarmos valor.

Google AdWords passa a ser Google Ads

28 de Junho de 2018
A 24 de julho deste ano, o Google Adwords passa a ser denominado Google Ads, fruto da atualização da linha de anúncios da Google.