15 anos de história - reportagem Sagexperience - Samsys

15 anos de história – reportagem Sagexperience

By Samsys 9 anos atrás

Reportagem publicada na revista Sagexperience de Julho 2012 (revista da Sage Portugal)

Os irmãos Soares recordam com alguma saudade e muito orgulho o arranque da sua empresa, há década e meia, com apenas duas pessoas.

Fundada em 1997 pelos irmãos Samuel Soares e Ruben Soares, a Samsys arrancou inicialmente com uma pequena unidade de negócio centrada na área de hardware mas rapidamente foi sentida a necessidade de trabalhar a área de software de gestão, algo que se veio a materializar com a parceria com a Sage em 1999. Hoje, cerca de 75% dos seus clientes de software de gestão têm soluções Sage implementadas pela Samsys.

Olhando hoje para trás e vendo o caminho percorrido, os seus fundadores identificam alguns dos pilares que têm acompanhado a empresa ao longo da sua caminhada e que são vitais para o seu progresso, tais como a paixão pela tecnologia, o forte desejo de vencer e superar adversidades e (se calhar até o mais importante) o reconhecimento a quem os tem ajudado a crescer.

Os 15 anos de história da empresa acompanham de alguma forma o que tem sido o período de ouro das tecnologias da informação e que coincide com o advento da Internet (cuja utilização explodiu a partir de 1994, na sequência da criação da World Wide Web) e com as transformações globais que se seguiram.

As mudanças que este evento singular teve no mercado são assinaladas pelos dois irmãos. “O mercado tem mudado muito, está mais exigente, mais atento e informado, a Internet veio democratizar o acesso à informação e hoje mais do que nunca os clientes sabem o que procuram.” Por outro lado, reconhecem, “o paradigma nos sistemas de gestão também tem evoluído bastante e hoje os clientes procuram o melhor de dois mundos: pagar o valor de uma aplicação standard mas obter uma solução personalizada.”

Contudo, tudo isto são mudanças que a Samsys abraça de forma positiva, tendo sabido sempre ajustar-se às condições deste mercado em constante mutação. “Na Samsys trabalhamos para não nos deixarmos condicionar pelo mercado, ou seja, não nos queixamos – ‘ajustamos as velas’ e seguimos em frente!”, afirmam os irmãos Soares.

Segundo os responsáveis da empresa, o mercado tem desafiado o engenho para as empresas encontrarem novas formas de o servir e a Samsys tem ajustado a sua oferta ao que o mercado procura: “acreditamos que o segredo de qualquer negócio é encontrar soluções para o que o mercado procura e, nesse sentido, estamos constantemente a avaliar o mercado e as suas tendências, trabalhando com antecedência e proatividade para dar uma resposta assertiva.”

Todo esse trabalho, que tem assegurado o contínuo crescimento da empresa, não passou despercebido. A Samsys foi reconhecida como PME Excelência 2011, um galardão que é visto pelos responsáveis da empresa como “um merecido prémio de vários anos de trabalho árduo realizado por toda a nossa equipa, e que é também uma responsabilidade, pois o mercado vai estar mais atento à Samsys.”

Tão atento, aliás, que a Samsys ocupa já uma posição invejável (180.º) no ranking das 200 maiores empresas de TI em Portugal. Fruto de muito trabalho e dedicação, claro, mas também daquilo que os irmãos Soares classificam como uma postura de diferença no mercado. “A concorrência está bastante forte e atenta”, reconhecem, “e na Samsys gostamos de conhecer a concorrência e trabalhar para sermos diferenciadores. Acreditamos que o mercado está cada vez mais recetivo a propostas diferenciadoras, dessa forma focamos a nossa atenção no mercado e pouco na concorrência.”

É também uma posição alcançada à custa de um entendimento do que são as necessidades dos seus clientes e parceiros. “Na Samsys, cada parceiro é único e é tratado dessa forma em todo o processo, desde o levantamento de necessidades até à materialização da solução adquirida”, explicam os responsáveis da empresa. “O nosso objetivo não é apenas encontrar soluções para o que desejam, mas sim superar as sua expectativas e acrescentar valor de forma direta ao seu negócio”.

E não será também uma posição alcançada pelo facto de os responsáveis da empresa serem irmãos? Até que ponto isso constituiu uma mais-valia no crescimento da Samsys ao longo destes últimos 15 anos? Os irmãos Soares reconhecem que “o facto de sermos irmãos tem-nos permitido uma coesão e integridade do mais alto nível, adicionando o aspeto de termos uma base de princípios e valores comuns que em tudo agilizam o processo.” Além disso, “o facto de muitas vezes termos opiniões diferentes mas conseguirmos sempre encontrar uma solução que ambos acreditemos a 100% ser a melhor é muito gratificante.”

Categoria:
  Notícias
este artigo foi partilhado 0 vezes
 0000