A sigla R. H. na Samsys tem um significado diferente! - Samsys

A sigla R. H. na Samsys tem um significado diferente!

By 9 anos atrás
Home  /  Notícias  /  A sigla R. H. na Samsys tem um significado diferente!

“Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla R. H.” é, segundo a Wikipédia, “uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.”

A mim, pessoalmente, e peço desculpa se ferir a opinião de algum guru em “gestão de recursos humanos”, faz-me confusão como é possível “gerir” humanos, claro “recursos” sim esses devem e fará sentido gerir, mas pode-se tratar um humano como um recurso? A própria frase “gestão de recursos humanos” por si só não será um pouco desumana?

A sigla R. H. na Samsys significa “Recrutamos Humanos”!

Na nossa humilde visão é de Humanos que as empresas são feitas, são eles e não “recursos/produtos” os principais responsáveis pelo crescimento e subsistência das mesmas e não nos parece muito “humano” tratar humanos como “recursos”!

Acreditamos que os Humanos não devem ser geridos, mas sim liderados!
A liderança, essa sim, conseguirá com eficiência, como referido em cima, “nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa” e além disso, conseguir manter elevados níveis de motivação que estimulam a criatividade, a iniciativa e o desejo constante de melhoria.

O número de gestores, diretores e lideres empresariais de sucesso que valorizam as Soft Skills dos seus colaboradores tem vindo a aumentar, a meu ver um sinal claro do foco no lado “humano” das pessoas e nas suas características intrínsecas.

As habilidades e competências técnicas fáceis de “gerir”, medir e comparar dão, neste novo paradigma, lugar a características e valores tais como; cortesia, honestidade, lealdade, flexibilidade, cooperação, atitude positiva, estas representam um novo desafio já que não são facilmente mesuráveis. Parece-me que a única forma de estimular o desenvolvimento destas Soft Skills não deverá ser através de qualquer tipo de processo de gestão mas sim pela “Liderança por Exemplo”!

Por esse motivo é que na Samsys Recrutamos Humanos, entendemos que as características e valores dos mesmos representam uma parte muito grande da “receita para o sucesso” e dessa forma a valorização das Soft Skills é uma constante e dos principais fatores decisivos nos processos de recrutamento.

Muito Obrigado,
Ruben Soares

Categoria:
  Notícias
este artigo foi partilhado 0 vezes
 0000