Apoiamos o maior projecto editorial português de 2014 - A Arte da Guerra - Samsys

Apoiamos o maior projecto editorial português de 2014 – A Arte da Guerra

By Samsys 7 anos atrás
Home  /  Notícias  /  Apoiamos o maior projecto editorial português de 2014 – A Arte da Guerra

Tendo como base a obra de Sun Tzu e a sua sabedoria, a TopBooks, com o apoio da Samsys, convidou alguns autores para escreverem sobre as suas áreas de competência. O resultado compõe uma série de 15 livros que abrangem áreas empresariais, profissionais e de desenvolvimento pessoal.

O conjunto de autores e de livros, fazem desta série única no mundo com um conceito inovador e criativo, repleto de ensinamentos úteis e relevantes para qualquer pessoa.

O livro “Clássico” conta também com o prefácio da Equipa Samsys.

Já pode adquirir estas obras na loja online da Top Books

 

 

Prefácio

Acreditamos que as melhores oportunidades na vida não aparecem nas condições perfeitas e duram pouco tempo, a questão é se as conseguimos identificar e temos a coragem de fazer o que é necessário para as conquistar.

Nesta edição da TopBooks do clássico militar “A Arte da Guerra” escrito pelo estrategista Sun Tzu traz-nos de forma concisa conceitos interessantes que, em analogia e aplicados num contexto empresarial possibilitam uma preparação antecipada para as oportunidades (ou batalhas) que surgem nas empresas ou organizações.

As adversidades empresariais podem muitas vezes ser comparadas a verdadeiros inimigos, sendo que estes podem oferecer oportunidades únicas para as quais devemos estar atentos e preparados. Uma empresa está melhor preparada para vencer estas “batalhas” quando provida de “generais” e “oficiais” (leiam-se, equipas de liderança) dotados de uma visão, raciocínio, e atitude tático/estratégica, alinhada com os valores e objetivos comuns.

Embora se trata de um manual de estratégia militar, “A Arte da Guerra” é um livro lido por gestores em todo o mundo pela forma como nos coloca a pensar em todas as variáveis que á semelhança de um cenário militar também devem ser tidas em conta nas organizações perante definições de estratégias e tomadas de decisão.

Ao ler este livro, associamos alguns dos assuntos a temas como:
Preparação antecipada. Como dito por Benjamin Franklin, “Falhar ao se preparar é se preparar para falhar”. Hoje um único erro numa “batalha empresarial” pode trazer consequências desastrosas e irreversíveis, pelo que será sábio realizar um bom planeamento antecipado. Da mesma forma pensar que as adversidades não vão surgir e não se precaver com a devida antecedência pode ser igualmente desastroso, como referido no livro “Não confie na probabilidade de o inimigo não vir; mas antes na própria preparação para enfrentar a sua chegada”.

Sistema de incentivos e remunerações. A mudança nas organizações ocorre em ciclos cada vez mais curtos, desta forma devem estar preparadas para também ajustar as suas estratégias para desenvolver, capacitar e motivar os seus colaboradores. Um bom plano de avaliação e desenvolvimento de carreira assente em sistemas de recompensa e incentivos permitirá uma maior captação e retenção de talentos além de aumentar os seus níveis de motivação. A remuneração estratégica surge como um catalisador para a convergência de energias nas organizações.

União e partilha de valores e objetivos comuns. Um fator crucial para o sucesso empresarial que cada vez mais empresas estão conscientes dele. As organizações devem criar e estimular um ambiente de confiança mutua entre as equipas de liderança e as equipas operacionais que potencie essa partilha de valores e união em objetivos comuns. Citando, “Se os soldados se reúnem em pequenos grupos para murmurar e reclamar é sinal de que o general perdeu o apoio dos militares”, se tal acontecer não estamos perante uma equipa verdadeiramente unida.

Oportunidades surgem nas adversidades. Adversidades escondem quase sempre grandes oportunidades. Por vezes as adversidades ou inimigos apresentam, embora dissimuladas, as próprias oportunidades e soluções para a ultrapassar, sendo imprescindível, para a sua deteção, ser astuto e sagaz. Transformar Desvantagens em vantagens é algo que é possível quando se está verdadeiramente focado em encontrar oportunidades.

Administrar bem não é uma questão de dimensão. Como referido no próprio livro “Administrar um grande exército é igual a administrar um pequeno grupo de soldados, é uma questão de organização rígida”.

Sucessos passados não significam sucessos futuros. O mundo, empresarial inclusive, está a mudar a uma velocidade vertiginosa, não chega repetir táticas que tiveram sucesso no passado, é sim necessário encontrar novas e experimentar, como referido “Não repita as táticas que já lhe deram sucesso e utilize novos métodos para se adaptar às diferentes circunstâncias.”

Cultura de humanização empresarial. Diretamente relacionada com a união das equipas, o respeito e o bom relacionamento é essencial para o sucesso. Como referido “um general deve tratar os soldados humanamente para ganhar a afeição e os controlar com uma disciplina rigorosa” e “um general sábio movimente o exército com clareza de propósitos”. A franqueza, o respeito e trato cordial quando assente na cultura empresarial da empresa, produz bons resultados.

Tempo de Agir. Mais importante que dominar todas as táticas e estratégias é coloca-las á prova no “terreno”. Hoje, cada vez mais, é tempo de agir. “A essência das operações é a rapidez das ações”.

Oportunidades surgirão sempre, a leitura deste livro recorda-nos disso e ajuda-nos a recordar muitos fatores importantes para transformar essas oportunidades em vitórias! Para tal acreditamos que temos que ter a coragem necessária para Agir! Como refere Sun Tzu neste livro “A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço”.

Desejamos uma leitura proveitosa e prazerosa, a Equipa SAMSYS

Categoria:
  Notícias
este artigo foi partilhado 0 vezes
 0000