Case Study IRIS | Criação de Identidade Corporativa

By Joana Lemos 2 meses atrás

Comunicação na IRIS

Este caso de estudo retrata um dos trabalhos desenvolvidos pela Equipa de Comunicação da Samsys para a empresa IRIS, ao nível das áreas: DesignImagem corporativa e Marketing DigitalDinamização de Campanhas de Facebook Ads e Google Ads. Neste âmbito, o desafio passava pela criação de uma identidade corporativa e da criação de suportes eficientes para a sua comunicação.

Conheça a IRIS

IRIS_LogoA IRIS  – Incubadora Regional de Inovação Social – é uma incubadora de captação de ideias e projetos e apoio à criação, desenvolvimento e aceleração de iniciativas de inovação e empreendedorismo social. A sua missão é criar o ecossistema ideal para o desenvolvimento de iniciativas de inovação social que promovam o crescimento da comunidade, porque defendem que a inovação social é fundamental para impulsionar uma economia global forte e um mundo melhor.

 

IRISImagem Corporativa

Melhoria no design gráfico da empresa

Qual a influência da imagem corporativa

Quando a Samsys foi contactada pela IRIS, o maior interesse demonstrado foi no sentido de uniformizar a imagem corporativa da empresa, ao nível de cor, tipo de letra, estrutura, disposição de elementos, entre outros e de melhorar a dinamização das 3 áreas relacionadas com o core business da empresa: Comunidade, Educação e Incubação.

Foram vários os suportes criados não só para apresentação da empresa, como das suas áreas e das iniciativas que organizam e em que participam, como concursos, workshops, formações, feiras e outros.

A este nível, foram ajustados vários formatos, utilizando uma identidade visual capaz de fazer relacionar os elementos com a empresa e, que com esse design a empresa se distinguisse.

Marcar uma presença visual forte em eventos

Uma das principais necessidades foi sequência do facto de a IRIS organizar e estar presente em muitas iniciativas. A empresa pretendia passar a marcar uma forte presença visual para divulgar a empresa, em escolas e noutras instituições, em formato de palestras, formações, workshops, etc.

Dada a experiência da Samsys na organização de eventos corporativos, destinada a vários tipos de público, identificar pontos de intervenção foi das primeiras tarefas realizadas. Os suportes mais comuns e mais utilizados são os roll ups, pelo que começámos por  definir como seria o design e  efetuámos a respetiva produção desses materiais, junto de fornecedores habituais e com os quais mantemos uma relação de confiança.

Criação da Identidade Corporativa e aplicação em vários suportes

Foi-nos solicitado um template para as apresentações nos eventos que a IRIS organiza e onde estão presentes, o que exigiu a criação de um conceito-base enquadrado com a identidade corporativa, distinguidos consoante os temas de Educação e Comunidade.

Partindo de um template, com base nos elementos que a cliente nos forneceu, vários suportes foram adaptados pela Equipa de Comunicação da Samsys, que ficou responsável de o tratar, para cada situação, como por exemplo PowerPoints, Word, Cartazes, email marketing, entre outros.

Especialistas em

Ver o mundo de outra perspetiva leva-nos a encontrar formas eficazes de captar a atenção do  público-alvo. Conheça as ideias inovadoras que surgiram para as áreas de Educação e Comunidade:

Educação

Flyer IRIS

Na área de Educação, a ideia-base surgiu no Jogo do Galo, com símbolos como bolas e cruzes, que estavam presentes nas próprias instalações e que nos inspiraram. Esta foi uma forma chamativa de chegar a crianças e jovens, o público que se pretende atingir.

Enquadrado com uma das dinâmicas criadas pela empresa, o Concurso de Ideias, desenvolvemos um suporte inovador – o cocas e um novo flyer.

Comunidade

Na Comunidade, partimos da ideia de rede, um conceito em que os ícones-base são círculos, que simbolizam conexões e traços que significam as ligações estabelecidas entre esses diferentes contactos.

Marketing Digital

Gestão de publicações, Google Ads e Campanhas de Facebook

Foi realizado um acompanhamento mensal às campanhas digitais da IRIS, através das quais a equipa de Comunicação promoveu diferente conteúdo, de forma não orgânica, para captar um público-alvo bastante específico. A nossa equipa especialista em Marketing integrou as principais disciplinas do Marketing Digital e articulou-as para a obtenção de resultados de negócio com objetivos definidos, desenvolveu práticas de gestão das campanhas Google Ads e Facebook Ads, bem como o seu acompanhamento e monitorização com KPI práticos e estratégicos.

Qual a principal vantagem de realizar Campanhas de Facebook? A publicidade no Facebook faz com que seja mais fácil encontrar as pessoas certas, captar a sua atenção e obter resultados.

O primeiro passo na realização de uma campanha de determinada comunicação da nossa equipa passa sempre por um estudo pormenorizado do cliente, a sua área de atuação e os seus principais objetivos. De seguida, a Equipa de Comunicação desenvolve os 7 estados de implementação da campanha:

Campanhas de Facebook IRIS

  • Estado 1 – Análise da situação interna e externa da IRIS;
  • Estado 2 – Análise do mercado e dos consumidores;
  • Estado 3 – Determinar a segmentação, identificar o target e o posicionamento da marca;
  • Estado 4 – Definir o plano da campanha, objetivos e direção;
  • Estado 5 – Planeamento da estratégia de Marketing, o programa e suporte ao cliente;
  • Estado 6 – Planear para medir o progresso da campanha e a Performance;
  • Estado 7 – Implementar, controlar e avaliar o plano.

Comunicação de eventos nas redes sociais

O desafio principal passava pela divulgação do evento IRIS Social Innovation Meet Up 2018 e do concurso Grow Innovation. Neste âmbito, foram realizadas e monitorizadas campanhas nas redes sociais Facebook/Instagram e Google Ads pela nossa equipa de especialistas na área de Marketing.

Sobre a Iniciativa IRIS Social Innovation Meet Up 2018

IRIS Social Innovation Meet Up 2018, realizou-se a 19 de outubro, na Casa das Artes de Felgueiras. Este encontro, promovido pela IRIS, com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras (CMF), da Casa das Artes e do Instituto do Banco Europeu de Investimento (IBEI), teve como principal objetivo inspirar os participantes a terem novas ideias e criar sinergias voltadas para a resolução criativa de problemas sociais e ambientais. A iniciativa contou com 26 oradores, 226 participantes e muitos momentos de partilha com temas diversificados. Cerca de 45% dos presentes tiveram conhecimento do evento através das redes sociais. Uma ação que esgotou e que contou com uma excelente articulação entre o marketing “digital” e o marketing word of mouth, por parte da IRIS.

Sobre o Programa de Aceleração Grow Innovation da IRIS

Programa de Aceleração Grow Innovation da IRIS é um programa de capacitação destinado a equipas de projetos de empreendedorismo e inovação social, que procurem resolver/minimizar problemas sociais e/ou ambientais graves e negligenciados, através de soluções inovadoras. A 1ª edição do programa contou com um total de 17 registos para o concurso dos projetos: Brincar de Rua, PillDeal, Diáspora Activa, Somos Família, Social One, BIT-it, Fairmeals, Waste to Win, Rota de Aprendizagem, SentirSnoezelen, Jardim d’Areias, Teatro Sobre rodas, Health Tribe Academy, eCO2Blocks, Healthy Jump, Move Saúde, Tangram.

Estamos inteiramente disponíveis para o ajudar!

O trabalho desenvolvido traduziu-se num caso de sucesso, graças à relação de confiança estabelecida entre o Cliente e a Samsys, já que, para cada trabalho sempre existiu uma grande liberdade criativa e o resultado foi ao encontro do que a cliente idealizou.

 

Testemunho IRIS

“A Equipa Samsys é atenta, dedicada e eficaz. Trabalham com muito profissionalismo e rigor, e ajudam a IRIS a crescer e a concretizar a sua missão”. Liliana Ribeiro – Diretora Executiva IRIS

Testemunho Samsys

“Foi um projeto que juntou simpatia, acessibilidade, facilidade de comunicação, liberdade criativa e sugestões criativas que permitiram que o resultado final fosse ao encontro das expectativas da cliente”. Equipa de Comunicação da Samsys

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