Como planear um disaster recovery e evitar um sistema lento

By Joana Lemos 4 semanas atrás

A Silampos resolveu os desafios que tinha nos sistemas da sua empresa: a lentidão do sistema e redundância, a parte organizacional dos vários roles e apostou em soluções de disaster recovery.

Case Study

Dar um passo à frente e adaptar as melhores soluções de hardware e software.

Com o avançar da diversidade de soluções tecnológicas e com o crescimento da empresa, a Silampos viu-se na necessidade de ampliar as suas estruturas para manter os seus sistemas em funcionamento. Como se deu a transição? A Samsys proporcionou esta transformação e partilhamos a história para inspirar outras empresas a evoluírem e dar o passo seguinte para fazer crescer os seus negócios.

VMWARE

O processo teve início quando a Silampos nos informou que o sistema tinha vários problemas, na medida em que se encontrava lento, os sistemas operativos eram antiquados (obsoletos), existia um bloqueio no sistema, não existia redundância de recursos (fundamental em caso de avaria dos sistemas – saiba mais sobre cluster de alta disponibilidade), não existia sistema de disaster recovery e que era necessário resolver determinadas incidências, como problemas de domínio, autenticação, replicação e duplicação de serviços, nos servidores da empresa (Domain Controllers e File Servers).

Estas falhas estavam a afetar inclusivamente o perfeito funcionamento da empresa, pois internamente já não estava a ser fácil a administração dos diferentes serviços, dadas as falhas que iam usualmente ocorrendo.

Ao aperceber-nos destas ocorrências, a atuação teve de ser imediata e eficaz: sugerir e implementar novas soluções de hardware e software, que abaixo lhe apresentamos.

Solução de hardware - DELL PowerEdge VRTX 

Colmatar lentidão do sistema e redundância

Após auditoria, verificou-se que havia necessidade de fazer limpeza e reorganizar as funcionalidades de cada servidor (roles). Ao mesmo tempo, foi necessário implementar uma solução de alta disponibilidade vanguardista, denominada por VRTX, na medida em que esta solução alberga até 4 servidores de alta performance, de tamanho reduzido (blades), que funcionam como módulos que organizam recursos. Do outro lado, alberga os discos, que servem de sistema de armazenamento partilhado entre os vários servidores (SAN – máquina virtual).  Esta solução de infraestrutura modular do DELL PowerEdge VRTX pode crescer em todos os sentidos, consoante o tamanho da empresa. Por exemplo,aumentar a capacidade de armazenamento, adicionando discos SSDs (tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais, que potencia a rapidez de escrita e leitura) e ainda aumentar o processamento, adicionando mais servidores do tipo blade.

Dell PowerEdge VRTX

Solução de software premium – Virtualização através de VMWare 

Resolveu a parte organizacional dos vários roles/funcionalidades

Anteriormente, para as empresas terem todas as suas necessidades cumpridas (base de dados, servidores de email, servidores de aplicações, etc.) tinham de recorrer a múltiplos servidores, o que representava custos bastante elevados para a maioria das empresas.

Atualmente, com dois servidores físicos conseguimos ter vários servidores virtuais, pelo que deixa de ser necessário investir em diversos servidores físicos para albergar todas as funcionalidades que são necessárias para a empresa.

Foi esta uma das missões da Samsys: reduzir o número de servidores físicos na Silampos. Foi implementado o VMWare, cada um dos hosts físicos tem instalado o OS ESXI 6.5 (sistema operativo que tem a VMWare).

Adicionalmente, foi instalada uma consola de administração das várias máquinas virtuais, virtual center, a partir da qual foi criada alta disponibilidade entre estes dois hosts físicos. Nas VMs foram instalados serviços fundamentais para o funcionamento correto da infraestrutura da empresa Silampos.

Solução de hardware Disaster Recovery – Dell Storage SVC 2000

Prevenção em caso de desastre – recuperação de recursos

Esta solução consiste numa duplicação de data center, a uma distância de 500m (aproximadamente), partindo do data center principalVRTX, que contém as VMs, clonando-as para um data center secundárioDell Storage SVC 2000, que garante a recuperação de todos os serviços em caso de desastre (curto circuito, incêndio, inundação, etc.).

A Equipa verificou que a empresa já possuía um software de backup, denominado por veeam e que foi utilizado também pela Samsys para potencializar esta ferramenta para realizar as réplicas dos servidores virtuais do data center principal para o data center secundário.

Silampos – As transformações

Saiba tudo sobre a transformação feita na Silampos e que pode ser replicado na sua empresa, pelo testemunho de Mário Correia, especialista da Samsys, pertencente à Equipa de Sistemas, responsável pelas intervenções na empresa Silampos:

Para a Samsys, encontrar as melhores soluções para os negócios dos nossos clientes é o nosso dia a dia.

Tendo interesse em saber mais sobre soluções de hardware e software para a área de Sistemas da sua empresa, tire dúvidas connosco através do formulário que colocamos de seguida.

Contacte-nos e faremos uma avaliação gratuita na sua empresa!


  • Por favor leia a nossa DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS antes de submeter o formulário.
Categorias:
  Hardware, Notícias, Software
este artigo foi partilhado 0 vezes
 0000