Conteúdos e Velocidade são o melhor SEO do seu website - Samsys

Conteúdos e Velocidade são o melhor SEO do seu website

By Vitor Rodrigues 2 anos atrás
Home  /  Desenvolvimento  /  Conteúdos e Velocidade são o melhor SEO do seu website

Habitualmente utilizamos a Internet para procurar algo (conteúdo) e queremos chegar rapidamente a esse algo que estamos a pesquisar (velocidade). Deste modo, independentemente de todas as outras técnicas que possam já ter visto em diferentes artigos, conteúdo e velocidade são o melhor SEO que o seu website pode ter.

Já vamos explicar porquê, mas sobre a questão específica do seu website e se o mesmo está em WordPress (como 34% de toda a internet) então saiba que, se o seu website estiver a usar a versão de PHP 5.x (por exemplo 5.6 que saiu em 2014 ou a 5.2 que saiu em 2006) pode melhorar a performance de forma muito significativa (2x a 3x consoante o tipo de medida usado) mesmo mudando “simplesmente” para a versão 7.xx (7.3 novembro 2018).

Se lhe parece algo muito técnico para fazer então fale connosco.


  • Por favor leia a nossa DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS antes de submeter o formulário.

Porque razão dizemos que os Conteúdos e Velocidade são o melhor SEO do seu website?

VELOCIDADE

É verdade que se o nosso website não tiver aquilo que procuramos (conteúdo) então é irrelevante para nós (como utilizadores) se ele é rápido ou não – abordamos a questão mais abaixo.

No entanto, partindo do pressuposto que realmente esse conteúdo está disponível, um dos fatores que mais pesa a nível de SEO é mesmo a performance do site.

E como sempre, quando pensamos em otimização de websites, temos que pensar não só em otimização para as pessoas que o vão ver mas também para os motores de busca que o vão indexar.

Velocidade do seu website para pessoas

Se pensarmos em pessoas que estão a aceder ao seu website, só temos que pensar naquilo que nós próprios tipicamente fazemos quando um website demora algum tempo a abrir. Ou fechamos a janela ou passamos para outro website, ou seja, o seu website deixa de ser a prioridade máxima do utilizador.
Mas o que é demorar muito tempo? Um artigo de 2018 referia que nos websites da área de retalho, cada segundo adicional de espera representa uma redução de 20% na taxa de conversão.
E certamente que não fica habitualmente à espera mais de 5 a 10 segundos para abrir um website, que não conhece ou que não sabe se responde às suas necessidades.
Ou seja, numa simples abordagem de disponibilizar para o seu utilizador a melhor experiência de utilização, ter um website rápido é bom.

Velocidade para motores de busca

Para além disso o Google já referiu bastantes vezes que a velocidade do site é um dos fatores considerados para definir o page-rank da sua página, impactando negativamente os websites que carregam mais devagar.
Para além disso se o seu website for rápido então os motores de busca vão poder vir mais vezes para re-indexar o seu site.

Como melhorar a velocidade do seu website

Trabalhar a velocidade de um website depende de muitas coisas:

  • Tamanho de imagens;
  • Construção da própria página (carrega tudo de um vez só, carrega só o que precisa);
  • Servidor;
  • Versão de PHP;
  • (…)

Todas eles implicam trabalho por parte de quem gere os websites, seja a implementar as melhorias, seja em descobrir o parceiro que tem as competências para as executar.

Se temos um orçamento limitado e queremos um quick-fix então a mudança da versão de PHP de 5.x para 7.x pode ser um bom caminho a seguir.

Esta mudança permite tirar partido de um conjunto de melhorias que foram implementadas e que se têm revelado muito vantajosas no que diz respeito à performance, onde se verificam incrementos, por exemplo, no número de páginas em simultâneo que podem ser executadas, no número de acessos à base de dados simultâneos, entre outros. Sendo que todos estes incrementos de performance são na ordem dos 200% a 300%.

Para além disso permite-nos aceder a melhorias ao nível de segurança que são fundamentais num ambiente de contínua evolução onde as ameaças de segurança são também constantes.

É importante ter em consideração que, como qualquer mudança, esta pode necessitar de alguns ajustes. No caso de um website em WordPress, se algum dos plugins ou se o tema que usa forem incompatíveis com esta nova versão de PHP então será de todo recomendável rever esses plugins ou tema de forma a podermos manter o website atualizado.

Se tiver dificuldades neste processo, e considerando que desenvolver sites em WordPress é algo que a Samsys faz já há muito tempo (2012), contacte-nos. Independentemente se já trabalha ou não connosco teremos todo o gosto em ajudá-lo nesta transição.

CONTEÚDOS

Os conteúdos são aquilo que as pessoas que você quer atrair para o seu website andam à procura. Se vende compressores então essas pessoas talvez sejam técnicos de manutenção de empresas industriais. Se são entidades públicas que querem promover a inovação social então talvez sejam inovadores sociais. Se vende roupa de criança então talvez sejam pais recentes.

Independentemente daquilo que faz, há sempre um conjunto de pessoas a quem quer chegar, o seu público-alvo.

Pode ser para uma “hard-sell” – simplesmente vender o produto, ou pode ser para algo mais de longo prazo como “brand-awareness“. Há uma certeza: se eu chegar ao seu website e o conteúdo que eu procuro não estiver lá, então de pouco serviu o investimento no website. Para além disso é com base nesse conteúdo que os motores de busca indexam o seu website. Se não tiver conteúdos… bem, não é indexado…

Se tiver conteúdos que representam só uma parte do seu negócio então, para os motores de busca, o seu website é só sobre essa área de negócio.

E não nos podemos esquecer que o maior motor de busca atual tem 20 anos de aprendizagem incluídos no seu algoritmo, pelo que não vale muito a pena pensar em soluções muito rebuscadas quando pode limitar-se a investir naquilo que domina, e que é descrever o seu negócio.

Mas como nem todos somos dados à escrita ou à produção fotográfica ou vídeo, se necessitar de ajuda para a produção de conteúdos também poderemos ajudar com os serviços da nossa equipa de comunicação.

Conteúdos e Velocidade – design e desenvolvimento

Este mix entre conteúdos e velocidade, design e desenvolvimento, imagem e engenharia é um dos pontos que torna a web um ambiente tão dinâmico, inovador e criativo.

Conseguir ter estas diferentes valências num mesmo projeto é algo que pode ser conseguido contratando diferentes empresas ou freelancers e coordenando o seu trabalho ou então falando com empresas como a Samsys que incluem internamente essas competências.

O importante é garantir que se forma uma equipa entre si, que é a pessoa que melhor conhece o seu negócio, e as restantes equipas que vão trabalhar para que ele chegue ainda mais longe e a mais pessoas.

“Melhorar o meu website”

Vai ser música para os seus ouvidos.

Formulário PHP Atualização


  • Por favor leia a nossa DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS antes de submeter o formulário.
Categorias:
  Desenvolvimento, Notícias
este artigo foi partilhado 0 vezes
 0000