Computação de Alto Desempenho: Cluster de Alta disponibilidade

By Joana Lemos 1 mês atrás

Alguma vez se cruzou com o termo computação de alto desempenho? Pois é precisamente sobre isso que hoje lhe vimos falar. O que o permite é uma tecnologia que transforma a eficiência de vários computadores e que funciona como se se tratasse apenas de uma máquina! Sim, é possível e tem o nome de cluster. Vai perceber neste artigo o que é computação em cluster e a importância de um cluster de alta disponibilidade.

clusters de Alta disponibilidade

O que é cluster e como funciona?

Cluster, ou clustering, é um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem em simultâneo, com o objetivo de processar uma tarefa. Assim, de forma conjunta, estas máquinas dividem e processam as atividades e executam este trabalho de maneira simultânea.

O que é cluster de alta disponibilidade?

Cluster de alta disponibilidade consiste num sistema informático altamente eficiente, que funciona 99,99% das vezes, garantindo que não existem falhas de serviço. Minimiza ao máximo a perda/quebra de serviço, seja devido a hardware, software ou passagem de energia.

Cada computador que faz parte do cluster é denominado por . Os nós do cluster devem ser interconectados, preferencialmente, por uma tecnologia de rede conhecida, para fins de manutenção e controle de custos, como a Ethernet. Por vezes, a substituição de um computador que apresenta problemas pode fazer parar todo o sistema, pelo que é muito importante implementar uma solução que confira a possibilidade de inclusão ou remoção de nós com o cluster em funcionamento.

Imagine a sua empresa parada um dia inteiro, por falha no sistema? Impensável o prejuízo que isso pode causar!

Um cluster de alta disponibilidade é uma opção adequada para quem procura uma forma fácil e económica de ter sempre os sistemas a funcionar sem quebras, já que se pode recorrer inclusivamente a PCs de desenvolvimento mediano, diferentes entre si, para criar o cluster.

A sua principal função é garantir funcionamento dos serviços no maior período de tempo possível, na medida em que existe continuidade do sistema.

Uma equipa experiente e profissional

O Departamento de Engenharia de Sistemas tem as responsabilidades da gestão, administração e desenvolvimento dos sistemas de informação e comunicação existentes na Samsys e nos seus clientes. Esta equipa é especialista a salvaguardar a sua empresa em situações de perigo de paragem dos seus sistemas e pode atuar preventivamente ou em situações mais delicadas, posteriores a eventuais desastres.

Conheça >>> AQUI <<< a Equipa de Engenharia de Sistemas.

Esta equipa de profissionais, com várias décadas de experiência, explica-lhe as principais vantagens de investir em soluções que garantem alta disponibilidade e mostra-lhe algumas soluções que poderá adquirir connosco, preenchendo o formulário abaixo.

Vantagens da alta disponibilidade

  • Garante a alta disponibilidade – quando um servidor está a ter problemas, o segundo equipamento assume o controlo;
  • Os recursos podem ser adicionados – o cluster exige manutenção, pelo que se algum nó necessita de ser interrompido, outros servidores lidam com a sua carga, o que torna a manutenção mais fácil;
  • Rapidez de processamento e acesso à informação. Pode ser útil tanto para base de dados como sistemas de partilha de ficheiros ou mesmo integração do domínio com a nuvem;
  • Reposição de dados em caso de disaster recovery;
  • Esta é uma solução escalável, já que permite que se adicionem mais nós, se necessário;
  • Representa poupança a longo prazo. Este é um investimento que previne gastos recorrentes em hardware e nos gastos de energia mensais.

Conheça aqui algumas soluções de alta disponibilidade

Contacte-nos!

Caso possamos ajudá-lo a esclarecer alguma dúvida, entre em contacto connosco. Garanta total performance dos seus novos equipamentos e salvaguarde as informações da sua empresa!


  • Por favor leia a nossa DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS antes de submeter o formulário.
Categorias:
  Hardware, Notícias
este artigo foi partilhado 0 vezes
 000