IVAucher: o IVA foi, mas está de volta! - Samsys

IVAucher: o IVA foi, mas está de volta!

By saralopes 4 semanas atrás
Home  /  Notícias  /  Finanças e Legislação  /  IVAucher: o IVA foi, mas está de volta!

Cerca de 50% do valor do Iva gasto nos setores da restauração, alojamento e cultura entre junho e setembro vai ser, agora, possível reaver em estabelecimentos aderentes. 

RESTAURAÇÃO | ALOJAMENTO | CULTURA

No verão passado, o Governo Português lançou um programa de incentivos aos setores da restauração, alojamento e cultura, que permite aos contribuinte acumular o valor do IVA pago e poder, depois, usufruir do reembolso de até 50% do valor da fatura.

Entre 1 de outubro e 31 de dezembro vai poder dar uso ao valor do Iva pago e acumulado nos estabelecimentos que aderiram ao IVAucher.

Como funciona?

  1. É feito um pagamento de 100% da fatura num estabelecimento que aderiu ao IVAucher
  2. Se pagar com o cartão de um dos bancos aderentes, poderá ver de volta até 50% do valor da fatura
  3. Vai receber o reembolso até 2 dias depois do pagamento na conta associada ao cartão

Dividido em 3 fases, acumulação, apuramento e utilização, e com a fase de acumulação concluída e a de apuramento na reta final, pode começar já a fazer contas e pensar onde vai utilizar o dinheiro que vai voltar à sua carteira!

Sou consumidor e quero usufruir do saldo que acumulei, o que devo fazer?

Se é consumidor e quer ver o valor do IVA que acumulou de volta, deve associar o cartão bancário ao seu NIF. Este processo pode ser feito através do portal ou app IVAucher , ou em postos de venda Pagaqui, que permitam a leitura do cartão bancário e do cartão de cidadão.

Quando e onde posso reaver o valor do IVA?

A fase de utilização vai decorrer nos meses de outubro, novembro e dezembro, onde os consumidores vão pagar 100% do valor da fatura, mas poderão reaver 50% do mesmo, caso usufruam de serviços em estabelecimentos que aderiram ao programa. Os locais onde pode utilizar o saldo acumulado deverão estar assinalados com o selo IVAucher fixado na porta ou outro local visível aos clientes.

Sou comerciante e quero aderir!

Sou comerciante e quero aderir!

Se é proprietário de um estabelecimento do setor da restauração, alojamento ou gere um espaço cultural, saiba se pode aderir ao programa, caso a sua atividade conste na lista principal Classificação Portuguesa de Atividades Económicas abrangidas pelo IVAucher. A lista está disponível aqui.

O objetivo do programa é estimular a economia nos setores mais afetados pela pandemia Covid-19. A adesão ao IVAucher é gratuita e pode ser feita até ao dia 28 de dezembro e o reembolso é válido em pagamentos com cartão de bancos parceiros. Pode aderir ou saber mais em https://www.ivaucher.pt/

Quer saber como otimizar o seu sistema de faturação? A Samsys tem uma equipa de consultores especializados, prontos a garantir a melhor solução para o seu negócio. Fale connosco!

  • Nome da Empresa

  • Por favor leia a nossa DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS antes de submeter o formulário.
Categorias:
  Finanças e Legislação, Notícias
este artigo foi partilhado 0 vezes
 0000