Mais uma conquista: Samsys no Top 5 Índice Excelência PME

By Joana Lemos 2 semanas atrás

Os prémios e reconhecimentos atribuídos à Samsys não param de chegar! Depois de constarmos em 2018 na listagem das 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal, chega a vez de a Samsys estar presente no Top 5 Índice de Excelência nacional, na categoria de Médias Empresas.

A crescer no Índice de Excelência

Índice de Excelência

Constatamos diariamente que os nossos talentos dão importância não só às condições e benefícios que proporcionamos, tanto no dia a dia, como no final do mês, reunião mensal ou na reunião anual, como também nas boas práticas que adotamos e defendemos que promovem um estilo de vida saudável.

Estamos sediados em Ermesinde, numas instalações com 720 m2 e contamos com uma equipa em crescimento, com 59 colaboradores. (Consulte as várias vagas em aberto).

Para a Direção da Samsys, o foco está em contribuir para a felicidade de cada colaborador, enquanto ser humano que passa constantemente por um processo de crescimento e aprendizagem.

Enquanto empresa consultora especializada no setor de Tecnologias de Informação e Comunicação, os números e conquistas retratam uma evolução notável, sobretudo na altura em que a empresa deu o salto, em 2012, conforme partilhámos consigo em novembro de 2018, aquando da distinção Heróis PME.

Gestão de Pessoas

“Continuamos a apostar, cada vez mais, na formação individual de cada colaborador”.

Em relação à Gestão de Pessoas, na Samsys continuamos a apostar, cada vez mais, na formação individual de cada colaborador e em ferramentas de comunicação interna – tanto de recolha de opinião, como para ponto de situação sobre assuntos específicos, como por equipas, entre outros formatos, como em ferramentas de comunicação externa – plataformas com notícias, redes sociais, newsletters e newsflash.

Partilha da missão, visão e valores

“Importamo-nos em ver refletida a nossa cultura, não só no ambiente laboral, como fora dele”.

Na Samsys definimos vários momentos para que a nossa missão, visão e valores sejam partilhados por todos. Preocupamo-nos e sentimos que é nosso dever comunicar os valores pelos quais nos regemos aos talentos que constituem a nossa equipa. Para tal, é nas reuniões mensais e anuais que mais foco damos a este ponto, que é trabalhado no separador “Cultura da Empresa”, onde enquadramos as ações diárias da equipa e do plano estratégico.

Importamo-nos em ver refletida a nossa cultura não só no ambiente laboral, como fora dele e por isso é tão importante que as pessoas incorporem a nossa cultura e que se identifiquem com ela.

Aposta na inovação, formação e eventos

“Investimos frequentemente em formação, eventos formativos e presença noutros eventos, como exposições, feiras e convenções, em todo o mundo”.

Samsys

No nosso dia a dia, o desenvolvimento de processos de investigação, enquadrados no âmbito da inovação, é uma constante. É uma exigência do setor tecnológico, na medida em que os nossos próprios clientes pedem-nos, com frequência, soluções que não existem no mercado ou que ainda não estão desenvolvidas e isto exige muito trabalho de pesquisa, de desenvolvimento e de processo criativo, de forma a que possamos dar resposta às suas necessidades. Nesta medida, fazemos desenvolvimento de produto próprio.

Investimos também frequentemente em formação, eventos formativos e presença noutros eventos, como exposições, feiras e convenções, em todo o mundo, que nos permitem abrir horizontes, expandir conhecimento e que dão ideias e inspiração para inovar nos processos internos, para criação das nossas próprias soluções e para detetar oportunidades de inovação dos produtos. É importante estarmos inclusivamente noutros países, para saber como está o mercado internacional. Defendemos que esta metodologia melhora o processo de criatividade e é por isso que em 2019 estamos a fazer uma grande aposta na internacionalização e no investimento em eventos internacionais.

Equipa unida

Índice Excelência PME

“Para além das reuniões mensais, existem atividades de team building que proporcionamos”.

Para além das reuniões mensais, existem atividades que reforçam a coesão da equipa, o propósito que nos une e ainda promovem a prática de atividade física.

Faz parte da cultura Samsys promover um ambiente propício à felicidade empresarial, pois acreditamos que pessoas felizes são mais produtivas. Não só desenvolvemos práticas que contribuam para tornar cada elemento da equipa mais feliz, como também promovemos as relações entre os mesmos, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.

Temos o cuidado de planear atividades de team builiding, que fomentam o trabalho de equipa, a comunicação e, como referido anteriormente, as relações interpessoais. Como por exemplo, após as nossas reuniões mensais especiais de superação, sempre que existe um indicador de performance que esteja a ser superado, organizamos atividades de team building, como seja uma corrida/caminhada à beira-rio, andar de bicicleta, um jantar especial, uma ida ao cinema, ida ao karting, entre outras, que são suportadas pela empresa.

Outras iniciativas incluem realização de almoços/jantares temáticos esporadicamente, outros em alturas especiais, como aniversário da empresa, verão, São Martinho ou outra data; o “Block H2O” – convívio de sexta-feira ao fim da tarde; o festejo do nascimento dos filhos dos nossos colaboradores e aposta em diferentes modalidades desportivas, como o BTT, crossfit, natação, ténis e futebol.

Atividades adicionais realizadas na Samsys: cada colaborador é regularmente brindado com um post-it motivacional, por parte de outro colaborador; jogos na mesa de matrecos e nas Xbox (existem duas: Xbox 360 e a Xbox One) e uma biblioteca recheada, na área de lazer da empresa, de modo a que os nossos colaboradores possam relaxar e, ao mesmo tempo, relacionarem-se com os colegas. Reparamos ainda que o quadro de Clipping serve de pretexto para, enquanto as pessoas estão a tomar café, comentam temas trazidos pelo quadro, pelo que concluímos acaba por também promover a comunicação e interação.

Condições especiais

Temos medidas previstas em situações especiais, como aniversários ou se existir algum momento como o casamento ou o nascimento de um filho. Nestas situações, o dia de aniversário é oferecido ou essa fase é assinalada com remunerações especiais. Desta forma, trabalhamos também a motivação da nossa equipa.

Outras iniciativas implementadas são a participação dos familiares dos colaboradores da equipa em determinados eventos da empresa e o protocolo com uma farmácia onde os nossos colaboradores têm 10% de desconto e entrega gratuita nas nossas instalações, o que auxilia na gestão do tempo de cada pessoa.

Academia Samsys

O DDC requer dedicação de toda a equipa. Junta mais de 2000 pessoas anualmente para inspirar e motivar empresários a fazer evoluir os seus negócios.

ddc2019

A Samsys criou uma Academia (Academia Samsys), que organiza eventos que levam valor à sociedade, que acaba por envolver a equipa na sua preparação e participação. No entanto, existe um momento por ano particularmente especial, que é o DDC – o maior evento europeu gratuito de desenvolvimento pessoal e profissional, que decorre em Gondomar e que surge como reflexo da nossa missão. Requer dedicação de toda a equipa, conta com dezenas de voluntários e junta mais de 2000 pessoas anualmente para inspirar e motivar empresários a fazer evoluir os seus negócios.

Balanço Geral

Os desafios são muitos, no contexto atual é necessário adequar a comunicação a todas as gerações e ter em consideração as diversidade da equipa aquando da escolha das surpresas que vão ser proporcionadas. Tratam-se de pessoas com personalidades distintas, mas que se completam, dentro de cada equipa.

O mais importante é apostar em estratégias que mantenham a equipa unida, motivada e que reflitam sobre a importância de fazermos o que gostamos e de nos especializarmos naquilo a que o nosso talento está direcionado.

Artigo in: Human Resources (Fevereiro 2019), “Organizações Sobrecarregadas”

3ªedição Índice de Excelência | Edição nº 99

Ranking pág. 45 e pág. 71

Categorias:
  Imprensa, Notícias
este artigo foi partilhado 0 vezes
 0000