A Samsys, consultora certificada no sector das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com sede na zona do Porto, celebra 25 anos de existência. É especializada em consultoria de gestão, engenharia de sistemas, comunicação, ‘marketing’, desenvolvimento ‘web’ e assistência e suporte, tendo atuação a nível
nacional e estando a iniciar o caminho da internacionalização. «Procuramos conhecimento e posição
com a nossa presença em eventos internacionais, o caminho foi dificultado com a pandemia, mas continuamos a estudar esta opção», diz Samuel Soares,‘chief executive officer’ (CEO) da empresa, que ainda partilha: «O cenário pós-pandemia deu-nos novas orientações, sendo fundamental demonstrar reconhecimento aos nossos colaboradores e valorizá-los, desde o primeiro dia, com um surpreendente ‘welcome kit’, formação diferenciada, melhoria contínua nas condições de trabalho, equipamentos TI [tecnologias de informação] de última geração, oferta do dia de aniversário, incentivos à prática de desporto e à alimentação saudável, prendas de casamento e natalidade e, recentemente, um seguro de saúde.»
O pós-pandemia foi, assim, «um acelerador para o formato híbrido de trabalho e flexibilidade de horário», assinala Samuel Soares, acrescentando: «Foi necessário estar atento ao distanciamento e também ao bem-estar de cada um. Promovemos recentemente um Trivial Pursuit remoto com toda a equipa e os sorrisos nos monitores foram mais que muitos… Algo diferente do presencial, mas onde conseguimos o mesmo resultado.
Neste momento, estamos a ultimar o nosso maior evento presencial, que é organizado por toda a equipa para a sociedade em geral. É nestes desafios que nos damos a conhecer e que conhecemos melhor cada um de nós. É imprescindível sentir, escutar, perceber o que moldar ou mudar, e agir.»
Por sua vez, Ruben Soares, também CEO da empresa, considera que «a base da estratégia para a gestão de pessoas é inata, e isso prevaleceu». Ou seja: «Não é uma equação matemática, mas o sentimento que nos move de que é necessário termos felizes quem está à nossa volta e caminha ao nosso lado diariamente, isso é algo que traz felicidade à equipa e nos leva mais longe.»
Na Samsys foi fundamental reforçar a união no ambiente remoto, que foi acelerado pela pandemia. «Criámos reuniões diárias de final de dia, por equipas, para que a ligação não fosse quebrada e a meta
e o foco se mantivessem. Não foi igual para todos, e foi necessário estar atento ao impacto do remoto
nos diversos temperamentos de cada um e agir», recorda Ruben Soares. E acrescenta: «A nossa reunião
anual foi feita remotamente, mas foi considerada por muitos a melhor reunião anual até então. Foi entregue uma caixa física a cada colaborador, cheia de desafios, incentivos, mimos e tantas surpresas… No decorrer da reunião e dos mini ‘team buildings’ com questões importantes colocadas à equipa, íamos retirando peças da caixa, adequadas ao desafio remoto que estava a ser proposto: conseguimos reforçar os incentivos com um plano de saúde para cada um, a mudança de frota automóvel para uma mais sustentável… E propostas com metas comerciais, operacionais e financeiras que no final nos transportam para mais longe no decorrer deste ano.»
A empresa tem estado em constante crescimento e também vive os desafios atuais de retenção de talento, redundância de funções e pouca oferta de trabalho em algumas áreas. Por este motivo, a busca de novas pessoas é algo recorrente. «Não podemos deixar de destacar os estágios que temos realizado, quer curriculares, quer no âmbito do ATIVAR, com pessoas que se têm transformado em colaboradores Samsys efetivos», destaca Ruben Soares, enfatizando ainda: «Valorizamos pessoas que se identifiquem com os valores da empresa (C.O.R.A.G.E.M.): Competentes; Objetivos; Responsáveis; Ajudadores; Genuínos; Empenhados; Motivadores. Este são os nossos valores, e Ajudar está no nosso ADN.»
A mobilidade e a sustentabilidade assumiram uma importância relevante nas metas da empresa para este ano. «A Samsys reforçou a aposta na mobilidade elétrica com a aquisição de sete novas viaturas para a sua frota. Até 2025 prevemos ter uma frota totalmente elétrica», refere Samuel Soares, intervindo de novo, para logo concluir: «A definição de um propósito para com o ambiente é uma prioridade. Está em curso o estudo programado para a instalação de painéis solares, pontos de carregamento energéticos, processos de certificações ‘green’, renovação da frota, ações internas Live More, Waste Less. Sentimos que os colaboradores se orgulham de fazer parte de uma organização que faz acontecer.»