Case Study | A Gestão de Agendamentos na Fisioqi

By Joana Lemos 2 semanas atrás

A atividade da Fisioqi abrange diferentes áreas de intervenção, através de um leque de diferentes métodos terapêuticos, com uma missão clara que abrange a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar dos seus utentes. Os anos passavam e um desafio para a Fisioqi tornava-se crescente e cada vez mais desafiante, pelo que apercebem-se que para facilitar a evolução da clínica era necessário melhorar a gestão de agendamentos, permitindo rentabilizar melhor o tempo de trabalho.

A implementação de um sistema que viesse solucionar este desafio surgiu numa altura em que os pedidos de solicitação dos agendamentos eram constantes, o que exigia uma grande logística e disponibilidade, daí que as mudanças foram imediatas e muito relevantes para a clínica.

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Sobre a Fisioqi

A Fisioqi possui um espaço clínico com diversos métodos terapêuticos, licenciado pela ERS, multidisciplinar, localizado em Valbom, Gondomar. A Fisioqi preocupa-se com os seus utentes, pelo que possibilita reabilitações e recuperações, afim de exponenciar a sua saúde. O tratamento é realizado através de um acompanhamento individual e personalizado, adequado às características de cada um, utilizando o exercício físico como coadjuvante terapêutico.

Para conhecer melhor esta empresa, convidamos a visitar o Website da Fisioqi.

O Desafio da Gestão de Agendamentos na Fisioqi

Com o crescente sucesso da Fisioqi, o volume de trabalho aumentou, o número de telefonemas também, o número de marcações também e a dada altura a pessoa responsável pelo atendimento de chamadas deixou de ter possibilidade de atender a todos os pedidos. Assim, quando a gestão das consultas começou a ficar incomportável, o número de chamadas não atendidas a subir exponencialmente e quando os papéis à volta começaram a fazer parte da decoração, então a empresa teve de agir.

O ponto de viragem

Foi neste seguimento que se deu um ponto de viragem. Verificada a necessidade urgente de colmatar esta dificuldade, a Fisioqi contou com a ajuda e intervenção da Samsys, mais concretamente a Equipa de Desenvolvimento que, ao perceber o desafio por que a empresa estava a passar, de imediato sugeriu o desenvolvimento de um novo website, com implementação de uma plataforma de apoio à gestão do negócio.

A solução implementada foi a Gestão de Agendamentos, que permite aceder a informação sobre a disponibilidade de horário para marcação de agendamentos. Assim, o processo de realização de agendamentos é simplificado para si e para o seu paciente, já que o sistema organiza toda a informação.

Testemunho

Desempenho da equipa de desenvolvimento: apresenta desde o processo inicial a supremacia e a cordialidade na forma como fui rececionado. O “escutar as necessidades da empresa” foi sentido em todos os momentos, tornando assim o alcance dos objetivos mais fácil, direto e assertivo. Foi substancialmente agradável a ousadia e as ideias arrojadas propostas em alguns parâmetros do projeto, o que mostra que o processo criativo e cuidado nos interesses da empresa está presente, em consonância com a comunicação constante.

Ao longo dos anos a nossa empresa teve um crescimento exponencial, tendo atingido um ponto em que a comunicação com o paciente estava a ficar comprometida face ao volume de consultas. Este projeto veio solucionar dificuldades de agendamento em vários aspetos: agendamento disponível 24h/dia, facilidade de verificar as disponibilidades e a confirmação imediata do seu agendamento. Com esta base informática como recurso constante por parte do utente, sentimos que a capacidade de resposta às várias solicitações foi melhorada.” – Márcio Franco, Fundador da Fisioqi

Como funciona a solução de Gestão de Agendamentos?

Esta solução permite gerir o agendamento de consultas e outros serviços que necessitem de marcação, incluindo disponibilidade dos profissionais de saúde, considerando folgas e férias, reserva dos espaços, etc.

Este sistema para o paciente é prático e intuitivo, na medida em que, acedendo à sua área reservada no website, pode agendar e desmarcar as consultas que pretender e para a clínica é excelente, já que são enviados alertas internos com novas marcações e para os pacientes, com lembretes sobre as suas consultas.

Saiba quais os passos que o paciente deverá dar para agendar a sua consulta e verifique a simplicidade do processo:

1º Escolha da categoria e serviço que pretende;

2º Visualização de horários livres para o serviço selecionado e escolha do horário pretendido;

3º Criação de uma nova conta na plataforma ou inserção dos dados pessoais caso tenha conta de cliente;

4º Passagem para uma secção de pagamento, que é opcional e que poderá ser através de PayPal, cartão de crédito, transferência ou referência de multibanco. Nesta funcionalidade a Fisioqi pode disponibilizar a opção de inserção de cupão de desconto;

5º O paciente recebe uma mensagem de confirmação de agendamento da consulta, assim como o profissional de saúde em questão e o gestor da plataforma.

Teste a funcionalidade da Gestão de Agendamentos.

foi isto que aconteceu

Principais vantagens

Não só o agendamento é facilitado, como os lembretes são enviados por email, evitando esquecimentos.

Além disso, o pagamento pode ser feito na hora com Paypal, sendo uma opção do paciente pagar no momento do agendamento ou no dia da consulta, pessoalmente.

As vantagens não terminam aqui: existe ainda possibilidade de integração com o Google Calendar.

Desta forma, o paciente pode fazer os seus próprios agendamentos através da plataforma, verificando qual a disponibilidade dos profissionais de saúde, considerando as suas folgas e férias. Além disso, na hora, o paciente pode verificar o valor associado à consulta.

É também possível anular consultas que tenha agendado, havendo um prazo limite para o fazer. Este processo é tão simples quanto colocar os dados de acesso pessoais de cada utilizador e aceder ao histórico de consultas.

 

Esta é uma solução desenvolvida pela Samsys para facilitar o seu trabalho e tornar o processo de agendamento um processo simples, já que passa a ser inteiramente digital e organizado. Este método reduz as chamadas não atendidas e otimiza o tempo dos funcionários, contribuindo para um ambiente feliz e produtivo. Vai querer experimentar?

Caso pretenda saber mais sobre a solução Gestão de Agendamentos, entre em contacto connosco através do formulário abaixo e assista a uma demonstração gratuita!


  • Por favor leia a nossa DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS antes de submeter o formulário.

 

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