Samsys no Social Media Hackathon - Samsys

Samsys no Social Media Hackathon

By Catarina de Sá 2 anos atrás
Home  /  Destaque  /  Samsys no Social Media Hackathon

Social Media Hackathon: O primeiro evento sobre Redes Sociais em Portugal

O Social Media Hackathon – o primeiro evento de Redes Sociais do País, teve como epicentro a cidade de Vila Nova de Famalicão, nos passados dias 28 e 29 de junho, contou com mais de 20 especialistas e profissionais convidados como oradores de influência na área de marketing digital.

Estes foram dois dias de insights alinhados com as necessidades de mercado, trends na área de marketing digital, que contaram com temas como Influencer Marketing, Content Marketing, Video Marketing, E-commerce, entre outros, onde foram apresentados casos de estudo de empresas e marcas conhecidas da atualidade. Além disto, existiram vários speed meetings, onde os participantes tiveram a oportunidade de enriquecer a sua rede de contactos com oradores e marcas.

A Equipa de Comunicação da Samsys, enquanto especialista em design, marketing e comunicação marcou presença nos dois dias do evento, com o objetivo primordial de se manter atualizada sobre os novos conceitos e novidades que estão em destaque na área do marketing digital, bem como estar aberta a assistir a palestras de especialistas que trazem novas visões sobre os temas com os quais lidamos todos os dias.

O painel de oradores contou com Marta Kadosh e Rita Calheiros (Salsa), Diogo Cruz (ActivoBank), João Pico (Comprimido), Filipa Mendes (Konica Minolta), António Mendes (RFM), Martim Mariano (BBDO), Joana Lemos (Havas), Vanessa Martins (Influencer – Frederica), Helena Coelho (Influencer), Susana Coerver (FUEL), Vera Maia (Tudo Sobre Ecommerce), Isabel Luna (DOTT), Pedro Dias (ptisp), Eduardo Barreto (HiPay), Vanessa Amaral (Worten), Regina Santana (Get Digital), Pedro Costa (Loja do Shampoo), Paulo Faustino (Get Digital), Roberto Gomes (Brinfer), Márcio Miranda (Delta Q), Ricardo Nunes (Mindshare).

Como é o nosso comportamento nas Redes Sociais?

Em média, em Portugal, passamos 2 horas e 16 minutos por dia em redes sociais e as duas questões que se colocam são: “O que fazemos tanto tempo nas redes?” e “Será uma perda de tempo?”.

Na realidade, a forma e a utilização que damos ao social media difere em função do propósito que temos e do que pretendemos obter através das mesmas.

Em suma, pesquisas geram pesquisas! Quanto mais conteúdo consumimos na internet, mais queremos pesquisar.

All about… Conteúdo!

A forma como é usado o social media tem a ver com a identidade da marca e o conteúdo deve ser direcionado para o público-alvo. Conteúdo este que deve ter um propósito, relevância e autenticidade.

Existem dois tipos de conteúdo viral: o previsível (aquele que conseguimos prever através de uma estratégia previamente definida) e o imprevisível (aquele que não conseguimos controlar e se pode tornar pejorativo para a marca).

Cada pessoa é um pixel de comunicação e é essencial estarmos conscientes que, para a obtenção de sucesso, temos que “estar ligados no local certo, à hora certa”, com uma estratégia autossustentável de criação de um plano de comunicação e produção de branded content.

Storytelling e Video Marketing

Uma boa história tem que ser sentida para despoletar emoções e, para isso, existem três ingredientes essenciais para a sua criação: as pessoas, o conflito e uma mensagem clara.

O storytelling está aliado ao video marketing e torna-se numa estratégia fundamental para cada negócio, na medida em que as pessoas associam-se a uma marca por se identificarem com a história que ela conta. Em apenas 1 minuto é possível criar uma história impactante.

Influência dos micro-momentos na tomada de decisão

As pessoas querem respostas imediatas às suas questões e pesquisam de acordo com aquilo que estão a viver e a sentir no momento, o que alerta para as suas necessidades.

Atualmente, já assumimos que os motores de busca “sabem” o que queremos e a informação que gostamos de receber logo após a pesquisa que fazemos e isso dita os pontos cruciais das nossas pesquisas: “quero saber”, “quero ir”, “quero fazer” e “quero comprar”.

E-commerce, como acelerar um projeto?

Para a execução de uma estratégia bem definida é necessário ter em conta três variáveis importantes: a gestão, tecnologia e a comunicação. Com estas variáveis conseguimos clarificar todos os pontos presentes na execução de um projeto de e-commerce:

  • Produto: investir num nicho de mercado, margem e gestão de stock;
  • Equipa: pressupõe processos e sistemas;
  • Estratégia: a ter em consideração os clientes, a média de vendas e a repetição de compra).

O Social Media Hackathon foi promovido pela Swonkie – a única plataforma portuguesa para Gestão de Redes Sociais, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e pela iniciativa Famalicão Made IN.

Departamento de Comunicação da Samsys

Na Samsys somos especialistas em encontrar soluções à medida das necessidades dos nossos clientes.
Queremos ajudar a sua empresa a crescer, esta é a nossa principal missão. Tire as suas dúvidas connosco!

  • Nome da Empresa

  • Por favor leia a nossa DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS antes de submeter o formulário.
Categorias:
  Destaque, Eventos, Notícias
este artigo foi partilhado 0 vezes
 0000