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Inovação na Sua Empresa através do Design Thinking

Novembro 13, 2019

Inovação na Sua Empresa através do Design Thinking

Se é um Comunicador, CEO, Empresário, Fundador, ou simplesmente com vontade de inovar então o processo de Design Thinking é para si.

Design Thinking – Inovação

A inovação é o Secret Sauce para o progresso e sucesso dos negócios. Ou seja, a nossa capacidade de conceber ideias, que são ao mesmo tempo aplicáveis e eficazes, que nos dão vantagem em setores competitivos.

Apples, Ubers e Airbnbs deste planeta nasceram através de processos de inovação. Agora, o desafio que todas estas empresas – e a sua empresa também – enfrentam é continuar com essa mesma inovação para manter ou avançar ainda mais a sua posição no mercado.

A inovação não pode ser um único caso esporádico que nasceu por uma ideia de um único colaborador. Precisa, sim, estar presente no ADN da empresa.

No entanto, a inovação não surge do dia para a noite e nem sempre é fácil. É aí que entra o Design Thinking.

“A criatividade depende da reformulação e remix das ideias.”

O Design Thinking tem sido considerado o grande impulsionador da inovação e a vacina para evitar a estagnação. É um conceito que se torna cada vez mais difícil de ignorar e apesar de várias histórias de empresas que o aplicaram para atingir o sucesso, continua a ser um mistério para muitas outras.

O que é o Design Thinking?

Podemos definir o Design Thinking como um processo de procura de resolução de problemas complexos que se foca no consumidor. Um processo que procura alcançar resultados práticos para a sua organização e soluções que passam por:

  • Ser tecnicamente viáveis;
  • Economicamente viáveis para a sua empresa;
  • Capazes de satisfazer a necessidade do utilizador.

O processo de Design Thinking esboça uma série de etapas que dão rumo a essa ideologia. Começando com a criação de empatia pelo utilizador, criação de ideias e a sua transformação em protótipo (produto/serviço).

Promove uma abordagem capaz de ser acionável que pode ser utilizada para fazer frente aos problemas mais complexos da sua organização com foco no utilizador, criatividade e inovação e pensamento pronto para uso.

“Continuo confuso”…

A sopa como exemplo

Vamos imaginar que está a organizar um jantar para seis pessoas. Escolheu uma receita para uma sopa e comprou todos os ingredientes necessários. No último minuto, surgem mais convidados. O truque é simples. Compra mais ingredientes para que haja sopa para todos. Multiplica as quantidades de cada ingrediente da receita da sopa para fazer mais. Simples, utilizou um método para resolver um problema.

Um problema que, com base no mínimo que sabemos de culinária, somos capazes de encontrar rapidamente uma solução. No entanto existem problemas que não conseguimos decifrar tão rapidamente e de forma tão casual.

Problemas de comunicação na sua empresa e divulgação de marca, precisam ser enfrentados de vários ângulos com um pensamento 360º para que exista uma resposta que antecipa problemas futuros.

A nossa equipa de comunicação especialista na área é capaz de implementar na sua empresa uma estrutura divida em três fases distintas:

  • Imersão no problema de uma equipa especialista;
  • Geração de ideias para a sua resolução e;
  • Implementação de soluções que vão desde o Design, Branding, Comunicação e Marketing.

Desenvolvemos soluções integradas de comunicação. Estratégia de Comunicação, Design, Assessoria de Imprensa, Email Marketing, Vídeo Marketing, User Experience, Desenvolvimento Web, entre outras tarefas.

Por ser um atributo humano que utilizamos ao longo da vida, todos os dias, muitas vezes subestimamos a complexidade do ato de comunicar.

Por exemplo, os nossos gestos e postura corporal são formas de comunicação não-verbal (Formação com Alexandre Monteiro) que dão indicações importantes aos outros sobre nós.

Muito mais complexo se torna comunicar de forma eficaz um produto/ serviço, uma marca/ empresa, pois tratando-se de conceitos que pretendem atingir uma ‘audiência’ mais generalizada e dentro do público-alvo pretendido, exige conhecimento especializado das técnicas e ferramentas adequadas.

Vamos falar sobre como o podemos ajudar e implementar desde já um processo orientado para o Design Thinking na sua empresa?

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