Happiness Works: A Samsys é a segunda empresa mais feliz

By Catarina Sá 7 meses atrás

O estudo Happiness Works de 2018 conclui que o nível de felicidade dos colaboradores em Portugal mantém-se estável face a anos anteriores.

A Samsys, nascida em 1997, no Porto, é a segunda empresa mais feliz do estudo Happiness Works. Fundada por Samuel Soares, a consultora é especializada no setor de Tecnologias de Informação e Comunicação e conta também com uma delegação em Lisboa. Hoje a sua equipa é composta por 55 colaboradores, em que cerca de 35% tem formação superior – e não fechou a porta a novas contratações. Recrutar tem sido uma missão recorrente na empresa, desde 2017.

De acordo com o diretor-geral, Samuel Soares, quando a empresa nasceu, há 21 anos, a comunicação era feita no sentido B2C (business-to-consumer) e o trabalho era direcionado unicamente para a comercialização de soluções informáticas. Mas, pouco tempo depois, a Samsys transformou esta aposta de negócio e tomou-se uma empresa de B2B (business-to-business) “com uma ambição clara e crescente de garantir cada vez mais serviços”, refere o responsável.

Com esta aposta, a Samsys foi-se tornando autossuficiente, o que fez reduzir o número de empresas externas às quais recorre para garantir certos serviços. Ao longo dos anos, especializou-se nas áreas de consultoria de gestão, engenharia de sistemas, comunicação, desenvolvimento e assistência e suporte. Samuel Soares sublinha que houve necessidade de adaptar-se ao mercado, dando primazia ao relacionamento com os clientes, algo que, de forma natural, origina confiança e fidelização.

 

Samsys: todos a lutar pelo mesmo objetivo

São vários os fatores que tornam os colaboradores da Samsys felizes e mais produtivos, mas o que mais contribui para isso é a envolvência. É Samuel Soares, que o reconhece: “Amarmos o que fazemos é fundamental, identificarmo-nos com os valores da empresa também, mas estarmos em sintonia e trabalharmos com bom ambiente, lutarmos pelo mesmo objetivo é o que nos está a direcionar para onde queremos chegar. Acreditamos que o bom ambiente tem impacto positivo direto na motivação e na produtividade. Claro que existem dias em que nos custa mais levantar da cama ou em que até o estado do tempo pode influenciar o nosso humor, mas a força maior à nossa volta é positiva, e isso tem efeito revigorante”.

Candidatar-se ao ranking da Happiness Works foi uma decisão imediata logo depois de terem tomado conhecimento desta iniciativa. Isto porque há a “consciência de que o espírito que vivemos na Samsys é pouco comum de encontrar noutras empresas e porque acreditamos que esta boa energia e união contribuem diariamente para o nosso sucesso”, diz.

Bresimar Automação,  Samsys e Hilti Portugal completam o top 3 das Mais Felizes de Portugal em 2018.

 

Artigo inExame (Junho 2018), “Boa energia e união garantem o segundo lugar à Samsys”
ÁLVARO COVÕES O EFANT TERRIBLE, local: EXAME | TRUST IN NEWS, pág. 110

Artigo in: Human (Julho/Agosto 2018), “Os exemplos de 10 empresas felizes”
EMPRESAS FELIZES, local: HUMAN | Recursos Humanos e Gestão, pág. 19

 

Categorias:
  Imprensa, Notícias
este artigo foi partilhado 0 vezes
 0000