/
/
Que tipos de ameaças digitais podem por em causa a segurança da sua empresa?

Janeiro 27, 2022

Que tipos de ameaças digitais podem por em causa a segurança da sua empresa?

Computer security technology

Com a transformação digital e a mudança abrupta dos métodos de trabalho das organizações devido à pandemia, bem como os vários tipos de processos que as atividades envolvem, estão a dominar o mundo laboral. Os utilizadores estão a conectar-se às plataformas das empresas através de diferentes redes, muitas das vezes desprotegidas, através de dispositivos partilhados e locais que variam.

Há cada vez mais pessoas, dados, programas e dispositivos interligados (mais dispositivos do que pessoas), o que dificulta o controlo e segurança dos mesmos, aumentando a vulnerabilidade das empresas. Os piratas informáticos estão também mais criativos e eficientes, usando toda esta concentração digital para proveito próprio.

Existem vários tipos de ameaças e formas de utilizar a informação hackeada:

  • O Phishing, envio de emails que, aparentemente, parecem confiáveis, mas não passam de um esquema fraudulento para roubar dados confidenciais. É uma forma de enganar os utilizadores para conseguir passwords, códigos e informação que permite aos hackers conseguir, por exemplo, o acesso a cartões de crédito.

  • Já o Malware é um software, cujo objetivo é conseguir aceder a um computador sem autorização, que possibilita, ainda, o estrago do mesmo. Os danos causados podem ser de grande dimensão, caso seja possível o acesso não autorizado a informação sensível.

  • O Ransomware é também um software que bloqueia o acesso ao sistema e arquivos do computador e que, para a recuperação dos mesmos, exige o pagamento de um resgaste. Esse pagamento não garante a recuperação do acesso ao sistema.

  • A prática de Spyware é, como o próprio nome indica, uma forma de espiar a forma como um sistema opera. Tanto a informação armazenada, como tráfego de rede ou dados de acesso ficam expostos e nas mãos do pirata informático.

  • A somar às práticas mal-intencionadas que afetam a segurança digital, existe, ainda, a Engenharia Social. Este método pode estar associado a qualquer um dos outros mencionados anteriormente, onde empresas concorrentes usam práticas de manipulação para conseguir obter informações confidenciais.

Nunca tinha pensado nisto, e agora?

Expostos os principais perigos, é muito importante que a sua empresa diminua a probabilidade de ser hackeada. Existem sistemas de segurança que reforçam a proteção de dados e das práticas digitais das organizações, que operam de forma a diminuir a probabilidade de deixar a informação à mercê de técnicas e pessoas mal-intencionadas. É, por isso, fundamental perceber as falhas de segurança e acompanhar a evolução da tecnologia.

A culpa é sempre dos computadores? Não! O nosso comportamento na web e a forma como implementamos os sistemas de informação e os utilizamos é tão importante quanto os fatores referidos até aqui. Estarmos informados e a par das tecnologias desenvolvidas para a minimização do risco de ataque faz parte do processo.

Até agora parecia estar a trabalhar sem qualquer tipo de problema e percebeu que, afinal, pode estar tudo em risco? Saiba como pode diminuir os riscos de um ataque informático e como manter a Segurança Digital da sua empresa:

Consentimento*

Partilhar Artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
/
/
Que tipos de ameaças digitais podem por em causa a segurança da sua empresa?

Assistência Samsys

Temos uma equipa dedicada aos nossos clientes. Efetue um novo pedido de assistência ou caso pretenda faça o download do acesso remoto. 

Também poderá nos contactar directamente utilizando os contactos abaixo.