As redes sociais cresceram imenso com as tendências apontadas para o presente ano 2019. Entraram no nosso dia-a-dia e transformaram a maneira como comunicamos e nos conectamos com as pessoas.
Esta década inteira serviu como catalisador ativo para a inovação neste espaço. É possível verificar que no início desta década, o Facebook era uma plataforma emergente. Hoje, é a maior rede social do mundo. Uma plataforma criada para partilhar fotos com filtros é uma das empresas mais influentes do mercado.
Destacamos, neste artigo, algumas das melhores estratégias e Tendências Marketing que precisa acompanhar e aplicar em 2020. Porquê? Manter-se atualizado sobre estas trends de marketing de redes sociais só ajudará a sua empresa a criar uma presença mais forte na mente do consumidor e impulsionar o crescimento a nível de negócios.
Tendências Marketing
Tendência #1 – As redes sociais para o Customer Service
2 biliões de utilizadores no Facebook, 700 milhões no Instagram e 300 milhões no Twitter. São os números que fecham 2019 e que continuam a aumentar.
Uma das maiores tendências é o suporte ao consumidor através das redes sociais. Até ao final do ano, mais de 90% das empresas vão utilizar as redes sociais para responder e interagir com os seus consumidores.
As redes sociais, rapidamente, se estão a tornar um repositório de feedback sobre a marca, produto e serviços. É lá que as marcas tentam manter a sua reputação no mercado. O feedback é vital para a construção de uma reputação positiva da marca. A palavra do consumidor viaja rapidamente para o feed dos outros consumidores quando algo não corre bem.
Gerir o Customer Service pode ser um pain in the ass brutal para algumas empresas que ainda não possuem este departamento. A Equipa de Comunicação & Marketing Samsys pode ajudá-lo neste processo ao implementar uma estratégia de Marketing Relacional com o seu consumidor para implementar de maneira rápida e eficaz a gestão de reclamações, comentários e críticas. Uma das Tendências de Marketing que veio para ficar.
Tendência #2 – Conteúdo gerado pelo Utilizador
A utilização de conteúdo criado pelo utilizador é uma das formas mais naturais para se obter a lealdade do consumidor e aumentar o reconhecimento da marca. A Equipa de Comunicação e Marketing Samsys já realiza essa estratégia há algum tempo. Acreditamos que ser genuíno é a espinha dorsal de todas as empresas. 90% das pessoas, segundo um estudo da Stackla, afirma que a autenticidade da marca é a razão pelo qual escolhem apoiar ou fechar acordo com essa empresa.
Alias, os clientes consideram, ainda, que este conteúdo criado pelo utilizador é mais impactante que o marketing pelo influenciador. Por exemplo, muitas marcas pagam aos chamados influenciadores digitais para partilhar uma foto do seu produto. Por outro lado, temos o comum utilizador do Instagram/Facebook que por vontade própria fica tão surpreendido com o produto que o resolve partilhar nas suas redes.
O conteúdo criado pelo seu consumidor é gratuito e funciona como marketing de boca a boca. A palavra viaja rapidamente e causa uma impressão de longa duração. A nossa equipa está preparada para o ajudar a reter o seu cliente e a utilizar esta forma de marketing relacional com o seu consumidor.
Tendência #3 – Storytelling & Transparência
O foco para 2020 é mudar a relação entre a quantidade de conteúdo para a qualidade do conteúdo. Por exemplo, o Instagram está a liderar esse caminho, removendo os gostos da sua plataforma para assim diminuir o chamado peer-pressure effect. Ou seja, a principal ideia é que essa ação leve o utilizador a criar conteúdo mais atraente e genuíno que não assente em gostos artificiais.
O Instagram pretende terminar, também, com as publicações “gosto por gosto”, promover a fotografia e a descrição que as publicações possuem.
O ímpeto, agora, é o de contar histórias da marca e criar experiências autênticas para os clientes.
Qual o storytelling da sua marca? Preparado para em 2020 dar o salto?
Vamos tomar um café e falar sobre o seu negócio. Entre em contacto connosco através do formulário indicado:
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