A Samsys está entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar

By catarinasa 3 semanas atrás

A Felicidade que se trabalha

Mais um ano em que a Samsys está no top 100 das Melhores Empresas para Trabalhar.

A história de inovação das grandes empresas digitais, como a Google, a Microsoft ou a Amazon, começa a ser escrita no confinamento empoeirado de uma garagem de uma qualquer casa comum. Porém, o caso da Samsys é diferente: nasceu no quarto de dois irmãos, Ruben e Samuel Soares, na casa dos pais, que não tinha garagem própria.

Corria o ano de 1997, quando os irmãos escolheram levar os valores de casa para um local a que também chamariam de lar.

Com 58 trabalhadores, 720 metros quadrados, faturou 3,4 milhões de euros em 2017. Os números da consultora especializada no setor de tecnologias de informação e comunicação, sediada em Ermesinde, ajudam a traçar um retrato feliz de uma empresa que assumiu o propósito de fazer o bem. Para Ruben e Samuel Soares, o foco não está em extrair trabalho do colaborador, mas em contribuir para a felicidade do ser holístico que é o ser humano. Preocupados em fazer parte da engrenagem do bem-estar genuíno, os administradores, que trabalham com computadores, não veem a equipa como uma máquina cerebral.

Uma equipa de super-heróis, que supera limites e aposta na sustentabilidade“, é assim que a descrevem, e o S maiúsculo destacado na parede, é mais do que uma simples representação da marca, é também uma alusão aos super-homens e super-mulheres que adotaram a abordagem Samsys nas suas vidas.

100 Melhores Empresas para Trabalhar

De pequenos gestos se fazem super-heróis

Revista Exame MEPT Samsys

Trabalhar na empresa de consultoria de gestão e engenharia de sistemas implica ser brindado com um post-it motivacional por parte de um colega diariamente, participar em competições de Xbox, matraquilhos e BTT. Significa, além disso, procurar inspiração numa biblioteca que arquiva muitos dos principais valores da empresa em livro: Foco, Talento não é tudo e Líder com mente de mestre são apenas alguns dos exemplos.

E porque mente sã e corpo são devem caminhar juntos, os administradores inspiram, pelo exemplo, a abandonar práticas sedentárias. Muitos dos colaboradores da Samsys já perderam peso, deixaram de fumar e aderiram às aulas de crossfit à hora do almoço.

A Academia Samsys, com formações em Linkedin, vendas, linguagem corporal, liderança e gestão, contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional e ajuda a manter as pessoas saudáveis no trabalho. No entanto, cuidar da casa significa também crescer de dentro para fora e contagiar os outros. Porque o S na parede não se refere a “segredo”, a Samsys quer cuidar da sociedade e levar conhecimento a outras empresas e a outros empreendedores a custo zero. O DDC, de que todos os colaboradores discorrem com carinho e orgulho, é  evento que ajuda a dar o clique aos que precisam de inspiração para arriscar.

Afinal, a felicidade é o maior trabalho a tempo inteiro que se conhece.

 

Artigo in: Exame (Novembro 2018), “Felicidade que se trabalha”
100 Melhores Empresas para Trabalhar, local: TRUST IN NEWS, pág. 155

Veja o artigo na Revista Exame

Categorias:
  Imprensa, Notícias
este artigo foi partilhado 0 vezes
 000